Alunos do Instituto Confúcio fazem treinamento para concurso de caligrafia chinesa

Nesta última segunda-feira (17) os alunos de Mandarim do Instituto Confúcio da Unicamp realizaram um treinamento de caligrafia chinesa na Biblioteca Central “César Lattes” (BCCL), aplicado pela Professora Li Wang. Eles estão praticando para o Concurso de Caligrafia Chinesa 2015, realizado pelo Centro Regional dos Institutos Confúcio para América Latina (CRICAL) com a colaboração do Departamento de Español de la Radio Internacional de China (CRI).

As inscrições do concurso vão até o dia 31 de agosto, quando os alunos devem também enviar suas obras.

O intuito da competição é despertar nos alunos o interesse pela tradição na caligrafia e o amplo conhecimento que essa arte pode proporcionar junto à cultura Chinesa.

O concurso que avaliará os trabalhos dos estudantes de diferentes nacionalidades que não a Chinesa coloca como parâmetro a escrita de um trecho de uma poesia ou provérbio Chinês. Eles deverão enviar um vídeo falando sobre o que acham da caligrafia chinesa juntamente com seus trabalhos.

As categorias são: escrita com pincel e caneta tinteiro. O aluno que optar pelo pincel deve escrever no mínimo dez caracteres e quem optar pela caneta deve escrever, no mínimo, vinte caracteres.

As obras serão votadas online e além dos melhores classificados, os Institutos Confúcio participantes concorrerão a prêmios para melhor a melhor instituição que se organizar entre seus estudantes.