Alunos participam de seletiva para o Chinese Bridge 2021

As seletivas dos finalistas brasileiros para a competição internacional de habilidades e proficiência em língua chinesa Chinese Bridge 2021 ocorreu no último domingo, 06/06/2021, com organização do Confúcio na Unesp. Dois alunos de nosso Instituto participaram, apresentando seus trabalhos para grande número de expectadores.

O aluno Guilherme Lima, da turma de Intermediário I da Profa. Zhang Xiaoying, apresentou-se com número musical de composição própria (一封家书 – yī fēng jiāshū – Uma Carta para Casa), em que reflete sobre o distanciamento imposto pela pandemia àqueles que se encontram longe de seus familiares. A letra se assemelha a uma carta de um filho a seus pais, contando-lhes sobre seu dia a dia e perguntando se tudo corre bem em sua vidas. Seu trabalho pode ser apreciado a seguir.

O aluno Guilherme Pereira Corrêa, da turma de Conversação Nível Intermediário da Profa. Zou Ying, executou número de 快板 (kuàibǎn), arte da tradição oral do norte da China em que é contada uma história geralmente de cunho moral ou cômico (parecido com repente brasileiro). Seu trabalho, chamado 说大话 (shuō dàhuà – Gabando-se), narra uma discussão entre um críquete e um gafanhoto sobre quem teria mais poderes sobre os animais da floresta quando, ao final, são interceptados por um galo. Além da história, Guilherme também produziu seu próprio instrumento musical em bambu, que acompanha a narrativa.

Parabenizamos nossos alunos por suas excelentes participações e desejamos que seu interesse pela língua e cultura chinesas sejam crescentes!

Mais informações em chinês sobre o evento podem ser encontradas a no site do Xinhua.