Espetáculo “A Chegada dos Barcos-Dragão Zheng He”

O Instituto Confúcio na Unicamp recebe a Karin Schäfer Figuren Theater, uma companhia teatral austríaca, para inaugurar suas comemorações do primeiro aniversário. Não percam!

Data: 04/04/2016

Horário: Às 20h

Local: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM/Unicamp)

Link do evento: https://www.facebook.com/events/1696428437303482

Curiosidades:

1. Karin Schäfer estudou o teatro de marionetes no Institut del Teatre de Barcelona (Espanha) e lá fundou sua primeira Companhia onde trabalhou durante muitos anos. Em 1993 ela volta à Áustria onde a Companhia Karin Schäfer Figuren Theater monta diversos espetáculos sobre temas variados usando técnicas singulares. Com sua técnica de “teatro visual”, ela criou uma forma de espetáculo onde não se predomina o texto verbal, mas sim a imagem, a fascinação visual: impressões das histórias visuais e mágicas, compreensíveis por todos independentemente da idade, língua ou cultura Até o momento, Karin Schäfer e seu grupo foram convidados para turnês e festivais em mais de 30 países no mundo todo, recebendo diversos prêmios.
  2. Entre 1405 e 1433 o almirante chinês Zheng He dirigiu sete grandes expedições de exploração no Oceanos Pacífico e Índico. Suas viagens de exploração o conduziram à Indochina, à Indonésia, às Índias e através das costas arábicas até chegar à África. Essa história se passou 90 anos antes das expedições de grandes nomes do Ocidente como Colombo e Vasco da Gama. A frota de Zheng He era tão poderosa e seus barcos tão grandes comparados aos dos europeus, que estes pareciam menores que uma noz se colocados ao lado dos barcos chineses. Mais de 300 navios, dos quais os maiores mediam 120 metros de largura, o que era quatro vezes maior que os barcos europeus e possuíam mastros que traziam erguida uma vela de cor vermelha simbolizando a força do imperador chinês. As histórias da viagem de Zheng He são conhecidas por todas as crianças chinesas e até mesmo nos países de língua árabe, sob uma grafia alterada de seu nome original, como “Sinbad” ou em chinês, Ma Sanbao.