Informações gerais sobre a bolsa

Com o objetivo de treinar professores de chinês como língua estrangeira e facilitar a promoção da língua e cultura chinesa, a sede do Instituto Confúcio (Hanban) lançou a CIS (do inglês, “bolsas de estudo do Instituto Confúcio) para apoiar alunos, acadêmicos e professore de chinês para estudar a língua chinesa em universidades da China, aqui chamadas de instituições anfitriãs.

Para se inscrever, o aluno deve ter os seguintes requisitos:

  • Não pode ser cidadão chinês;
  • Estar em bom estado físico e mental;
  • Deve estar comprometido com o ensino e promoção internacional da língua chinesa;
  • Deve ter entre 16 e 35 anos de idade a partir de 1 de setembro de 2019. Os candidatos que atualmente trabalham como professores de língua chinesa, podem ter até 45 anos, ao passo que os candidatos às bolsas de graduação não deve ter mais 25 anos de idade.

 

Para se inscrever, verifique os programas da “Confucius Institute Scholarships” da instituição anfitriã, se inscreva na bolsa pelo site do cis.chinese.cn e imprima o material gerado. Entregue-o no escritório do Instituto Confúcio para análise e aprovação da direção no sistema.

 

Informamos que é de inteira responsabilidade do(a) aluno(a) interessado(a) pelas bolsas a leitura integral e atenta do edital disponível no site: http://cis.chinese.cn/Account/Proceduresfor, no qual constam as informações das modalidades de intercâmbio, universidades aplicáveis, duração do intercâmbio, requisitos, prazos, valores da bolsa, documentos necessários, entre outras informações importantes. O edital está disponível em três línguas: mandarim, inglês e espanhol.

 

É também da responsabilidade do(a) aluno(a) verificar a disponibilidade da universidade para a qual gostaria de solicitar a bolsa, bem como averiguar o passo-a-passo da inscrição do programa. Não cabe ao Instituto Confúcio na Unicamp, nem a Diretoria Executiva de Relações Internacionais da Unicamp (DERI), fazerem a intermediação, com exceção da Beijing Jiaotong University, que é a universidade parceira do estabelecimento do Instituto Confúcio.

Dúvidas em relação ao edital, escreva para scholarships@hanban.org.