Celebração do Festival Chinês de Meio-Outono na UNICAMP

Aconteceu na sexta-feira (25), uma comemoração sobre o Festival Chinês do Meio-Outono, também conhecido como Festival da Lua. É um Festival Tradicional chinês que se passa todo ano no país, durante o outono, sendo comemorado no décimo quinto dia do oitavo mês do calendário lunar chinês. No calendário ocidental deste ano, a comemoração aconteceu no sábado (26).

Assim como muitos Institutos Confúcio pelo mundo, o Instituto Confúcio na Unicamp organizou um evento para celebrar este dia, que também foi possível celebrar o próprio dia dos Institutos e a proclamação da República da China.

Muitos representantes de empresas chinesas existentes na região de Campinas compareceram no evento para estarem mais próximos de seu país. A celebração teve apresentação de música tradicional chinesa, pelo grupo Gaoshan Liushui, formado por ex-alunos da Unicamp, e é o primeiro grupo de música chinesa atuante no Brasil. Eles se dedicam à performance das músicas e canções folclóricas, utilizando instrumentos étnicos da China.

Houve também performance de Tai Chi Chuan com Marcelo Feijionato, além de degustação de “bolinho da lua”, um doce típico do Festival e exposição de livros da literatura chinesa. Os expectadores puderam conhecer os instrumentos chineses mais de perto e também receberam cartões portais de paisagens da China.

A organização se deu pelo Instituto Confúcio da Unicamp e pela Vice-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (VRERI). O objetivo é compartilhar e estimular a cultura da China na Universidade. A presença do Instituto Confúcio na Unicamp tem também o intuito de desenvolver atividades culturais, além do ensino da língua chinesa e de realizações de seminários científicos sobre o país no meio acadêmico, junto à parceria com universidades chinesas.