Festival do Barco de Dragão (端午节) 2017

Mais uma vez chega o festival tradicional chinês, o do Barco de Dragão! Para celebração, o Instituto Confúcio na Unicamp convida a todos os interessados para participar de suas atividades culturais, trazendo um pouco o gostinho chinês à comunidade local. No dia, teremos apresentação da origem e história do festival, apresentação dos candidatos do Chineses Bridge (Cotuca e Unicamp), premiação dos melhores colocados do Primeiro Concurso de Caligrafia Chinesa, degustação de zonzi e joguinhos populares chineses. Venham participar!

Data: 30/05/2017

Horário: Das 12h às 14h

Local: Centro Cultural do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/Unicamp)

Curiosidades:

1. O Chinese Bridge é uma competição chinesa de proficiência para estudantes de mandarim, um concurso para o incentivo no estudo do idioma, envolvendo domínio na fala, conhecimentos gerais sobre a China e apresentação de uma performance cultural pelo participante. A competição é promovida pela Hanban e o Instituto Confúcio, junto à universidade parceira no país onde o órgão se instala e se estabelece como um plano para o incentivo no aprendizado do idioma.
  2. Zonzi um bolinho de arroz recheado e embrulhado numa folha de bananeira.
    A origem desse costume está relacionada à morte de um antigo poeta e oficial chinês, Qu Yuan, que se jogou no rio pelo desgosto de ver sua terra natal ser invadida. Seus conterrâneos, que o admiravam bastante, percorreram o rio em barcos à procura de seu corpo e jogavam na água arroz embrulhados em folhas, para que os peixes não se alimentassem do poeta. Desde então, todo ano na China acontece o festival em homenagem ao Qu Yuan, no qual é preparado o “zonzi” e em alguns lugares acontece a famosa corrida de barcos em forma de dragão.