Chinese Bridge 2021 – Ensino Médio

No dia 26 de junho de 2021, realizou-se a seleção dos finalistas do 14º Concurso de Proficiência em Língua Chinesa “Chinese Bridge” para Estudantes do Ensino Médio no Brasil. Ao todo 6 alunos de ensino médio de todo o Brasil participaram, sendo 3 dele do Instituto Confúcio na Unicamp. O encontro, promovido pela Embaixada da China no Brasil e pelo Centro de Educação e Cooperação em Línguas (CLEC), da China, com organização do Instituto Confúcio na Unicamp, aconteceu via Zoom pela manhã.

Sob o tema “Voando alto com o Chinês”, os alunos apresentaram suas habilidade e conhecimentos em etapas que envolviam compreensão auditiva, recitação em chinês e apresentação de talentos por meio de vídeos previamente enviados. Ao final, o aluno Lorenzo Corbella, do Instituto Confúcio no Colégio N. Sra. do Bom Conselho, no Rio Grande do Sul, com apresentação de pintura tradicional chinesa, ficou em 1º lugar, classificando-se para a final mundial do Chinese Bridge 2021.

Nossa aluna Victória Nicoleti, do Mandarim Básico III da Profa. Zhang Xiaoying no COTIL, em Limeira, apresentou-se com um belíssimo número de dança tradicional, ficando com a 3ª colocação.

Além da Embaixada da China, CLEC e IC-Unicamp, o evento contou com o apoio da empresa BYD Auto e da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI/Unicamp). Nosso diretor chinês, Gao Qinxiang, ressaltou o trabalho de organização por parte de toda a equipe do Instituto Confúcio na Unicamp, iniciado em maio, para que o evento fosse um sucesso, enquanto o diretor brasileiro, Bruno de Conti, mencionou a importância de aprender o idioma de outro país, principalmente para os jovens, no que diz respeito ao intercâmbio cultural e ao estreitamento de amizades àqueles que o fazem. Osvaldir Pereira, diretor da DERI/Unicamp, disse que o intercâmbio acadêmico entre o Brasil e a China se fortalece a cada dia e que concursos como o Chinese Bridge são importantes para divulgar o idioma entre os brasileiros. Ao final, Shu Jianping, ministro conselheiro da Embaixada da China no Brasil, agradeceu a todos os participantes e organizadores, afirmando que, além do estímulo aos jovens brasileiros para que conheçam melhor a China, o concurso ainda colabora numa melhoria das relações entre os dois países.

Confira a seguir os vídeos dos demais participantes.

Sarah de Camargo (宋娜), do Instituto Confúcio no Colégio de Aplicação da UFRGS, com o vídeo da canção 繁华梦 (fánhuá mèng – Prosperous Dream).

Maria Eduarda Carvalho (云溪), do Instituto Confúcio na Unicamp, Mandarim Básico III COTUCA, com o vídeo da canção 宁夏 (níngxià).

Luiza Lessa (陆璐), do Instituto Confúcio na Unifesp, com o vídeo de pintura tradicional 飞鸟与竹 (fēiniǎo yǔ zhú- Asuka and Bamboo).

Leo Paulino dos Santos (李米), do Instituto Confúcio na Unicamp, Mandarim Básico III COTUCA, com o vídeo da canção 一剪梅 (yījiǎnméi – one cut plum).

Confira também o video completo da cerimônia ocorrida no dia 26/06:

O Instituto Confúcio na Unicamp agradece a todos os participantes e parabeniza todos os concorrentes pela excelente participação!