Comemoração de Ano Novo Chinês para jovens

No dia 8 de fevereiro, o Instituto Confúcio na Unicamp realizou o evento cultural on-line Festa de Gala de Ano Novo Chinês para Jovens, com colaboração do Instituto Confúcio da UNESP e Instituto Confúcio para Negócios na FAAP e apoio do Consulado Geral da China em São Paulo. Professores, alunos e convidados de vários Institutos Confúcio do Brasil participaram da festa, que se dividiu em quatro partes (Abertura: Feliz Ano Novo; Capítulo 1: Juventude e Energia; Capítulo 2: Alegria com Música; Capítulo 3: Tradição Clássica).

Na abertura, o Cônsul Geral Peijie Chen (Consulado da China em São Paulo), a diretora Jin Chen (Instituto Confúcio na UNESP) e as diretoras Xiaoshu Zhu e Lourdes Zilberberg (Instituto Confúcio para Negócios na FAAP) falaram sobre seus votos de ano novo aos jovens brasileiros e chineses. O Ano Novo Chinês, que também é conhecido como Festival da Primavera logo no início da primavera na China, significa esperança, e os jovens são a esperança do mundo para dias melhores.

Os funcionários do Instituto Confúcio na Unicamp e os alunos apresentaram vídeos sobre os desejos de ano novo e canções especiais de festival de primavera.

No capítulo 1 Juventude e Energia, jovens chineses e brasileiros apresentaram kung fu chinês, canções chinesas e poemas em chinês-português. O capítulo 2 Alegria com Música mostrou instrumentos musicais tradicionais chineses, incluindo yangqin, guzheng e flauta de bambu. Os alunos do Instituto Confúcio na Unicamp também realizaram um maravilhoso crosstalk em mandarim. O capítulo 3 Tradição Clássica mostrou a tradição da cultura do festival da primavera com poemas e danças clássicas realizados por professores e alunos.

Entre cada parte houve uma atividade de perguntas com prêmios. Os participantes ganharam presentes de Instituto Confúcio na Unicamp e também conheceram a cultura sobre o Festival da Primevera.

A festa terminou com alegria, felicidade e esperança. O Instituto Confúcio na Unicamp deseja um Feliz Ano Novo para todos e espera que 2021 seja um ano de sucesso e esperança.

中国新年快乐!