Instituto Confúcio na Unicamp

O Instituto Confúcio na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) é fruto do convênio entre a UNICAMP e a Sede do Instituto Confúcio na China (Hanban), em parceria com a Beijing Jiaotong University (BJTU). Nossa história se inicia desde 2009 com a visita do reitor da BJTU à UNICAMP, em novembro. Nesta visita, os dirigentes de ambas as universidades assinaram o Memorando de Entendimento para cooperação e intercâmbio de docente e discente, além de conversarem sobre a fundação do Instituto Confúcio. Em 17 de julho de 2014, foi assinado o convênio de estabelecimento do instituto, tendo como testemunhas a presidente Dilma Rousseff e o presidente chinês, Xi Jinping. Na ocasião, as duas universidades também firmaram o acordo de cooperação acadêmica.

Nosso objetivo é oferecer cursos de língua e cultura chinesa, bem como informações gerais sobre a China, com intuito de ampliar a comunicação e a cooperação entre os dois países em áreas como economia, comércio, cultura e tecnologia. Além disso, também procuramos parcerias com empresas chinesas locais para servimos de ponte de comunicação entre a China e o Brasil, proporcionando oportunidades de emprego, pesquisas e bolsas.

As nossas aulas de mandarim são oferecidas na forma de curso de extensão, pela Escola de Extensão da Unicamp, em parceria com o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP). Todo corpo docente do nosso instituto é formado pelos profissionais credenciados pela Hanban, altamente qualificados para lecionar mandarim como língua estrangeira. Ademais, promovemos periodicamente eventos culturais como Festival do Barco do Dragão, Festival da Lua, Comemoração do Dia Internacional do Instituto Confúcio, entre outros, com objetivo de trazer os costumes e hábitos do povo chinês à comunidade local.

Conheça nossa equipe.

Entre em contato conosco.