Inauguração da Casa Pierre Montouchet

No dia de hoje, 05 de março de 2021, o Instituto Confúcio na Unicamp celebra um marco em seus seis anos de existência: a inauguração da Casa Professor Pierre Montouchet! Originalmente uma doação do notável acadêmico do nosso Instituto de Biologia ao patrimônio da Unicamp nos anos 1990, e após reforma promovida pelo Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI/Unicamp) a pedido da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI/Unicamp), a casa passa agora a receber professores chineses que vêm trabalhar conosco em Campinas. Enquanto contrapartida da Universidade ao acordo de fundação do IC assinado em 2014, a Casa serve de estímulo à vinda, à permanência e à qualidade do trabalho desenvolvido por nossos docentes.

A cerimônia contou com a presença de autoridades da Universidade Estadual de Campinas, Universidade Beijing Jiaotong, Prefeitura Municipal de Campinas e Consulado Chinês em São Paulo. Em sua fala, o Prof. Dr. Marcelo Knobel (Reitor – Unicamp) destacou o papel do Instituto Confúcio na promoção da cultura chinesa no campus, no estímulo à aprendizagem de mandarim entre os estudantes e na colaboração à fundação do CASS (Centro de Estudos sobre a China – IFCH) em 2019. A Vice-Reitora Profa. Dra. Teresa Atvars apontou sua satisfação em rever a residência do Professor Pierre ser mais uma vez facilitadora da vinda de estrangeiros à Unicamp, como já o era desde a época do próprio Prof. Pierre. O Diretor Executivo de Relações Internacionais da Unicamp (DERI), Prof. Dr. Mariano Laplane, disse que a reforma e disponibilização da Casa “é uma retribuição da amizade e carinho com que temos sido brindados pela BJTU, Consulado Chinês e Administração Central da Unicamp” enquanto mais um sinal do estreitamento das relações entre estas instituições. Os Diretores do Instituto Confúcio na Unicamp, Prof. Dr. Bruno de Conti e Prof. Dr. Gao Qinxiang, expressaram seu agradecimento à BJTU, DERI Unicamp pelo auxílio prestado nos últimos anos e, em especial, às últimas duas pelo esforço dispendido na conclusão dos trâmites que permitiram a entrega da Casa.

Por sua vez, o Vice-Reitor da Universidade Beijing Jiaotong, Prof. Dr. Guan Zhongliang, lembrou a ocasião de assinatura do acordo de fundação do IC, na qual estavam presentes o Presidente chinês Xi Jinping e a Presidente brasileira Dilma Rousseff, assinalando que o Instituto Confúcio na Unicamp, além de seus compromissos pedagógicos, cumpre papel de destaque no intercâmbio e aproximação acadêmica entre chineses e brasileiros. No mesmo sentido, o Prof. Dr. Xia Mingchao, Diretor de Relações Internacionais (BJTU), lembrou-se do webinar promovido em outubro de 2020 entre acadêmicos das áreas de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica de ambas as universidades, ao fim parabenizado o Instituto Confúcio por este marco na figura da Casa Prof. Pierre.

Representando o Departamento de Cooperação Internacional da Prefeitura Municipal de Campinas, a Sra. Juliana Servidoni felicitou o Instituto Confúcio pela conquista e destacou seu crescente número de alunos e de atividades desenvolvidas em cooperação com empresas e instituições na região metropolitana, como BYD, State Grid e CPFL, lembrando ainda que Campinas é cidade-irmã das chinesas Fuzhou (1996) e Dongguan (2016).

Já o Cônsul Geral Adjunto do Consulado Chinês em São Paulo, Sr. Tian Yuzhen, destacou a importância da Unicamp e da BJTU no aprofundamento das relações sino-brasileiras de aprendizagem e intercâmbio acadêmico, afirmando serem ambas de grande destaque em suas regiões. Lembrou que nosso IC foi o 7º no Brasil e o 3º em São Paulo a ser fundado e que a Casa servirá à melhoria das condições de trabalho e de vida dos professores do Instituto, injetando mais confiança em seu desenvolvimento futuro. Outro ponto destacado foram os dizeres do Presidente Xi Jinping segundo os quais a educação é um fator essencial não só para o momento atual da humanidade, como também para seu futuro. Nesse sentido, o Cônsul expressou seu desejo de que “as duas universidades em conjunto possam assumir a missão de promover a integração e o intercâmbio entre culturas e a aprendizagem mútua entre civilizações”.

A cerimônia pode ser acompanhada na íntegra em nosso canal no YouTube. Agradecemos a participação da Sra. Simone Turati (mestre de cerimônia), Sra. Xie Shanna (tradutora), Sra. Dai Meng (jornalista) e do Sr. Hemerson Silva (assessor), que acompanharam os trabalhos. Deixamos aqui a notícia da inauguração em mandarim.

O Instituto Confúcio na Unicamp agradece a todos os envolvidos na disponibilização da Casa Professor Pierre Montouchet, em especial à DERI e à Reitoria da Unicamp. Estamos certos de que ela será um fator decisivo ao bom desenvolvimento de futuros projetos promovidos por nós.