Instituto Confúcio abre inscrições para o Concurso de Caligrafia Chinesa 2015

O Centro Regional dos Institutos Confúcio para América Latina (CRICAL) com a colaboração do Departamento de Español de la Radio Internacional de China (CRI) estão organizando o Concurso de Caligrafia Chinesa  2015. O objetivo do evento é despertar o interesse dos estudantes latino americanos e caribenhos na tradição da escrita dos ideogramas chineses e na arte da caligrafia com pincel.

PARTICIPANTES

Estudantes de Instituto Confúcio da América Latina e Caribe, dividindo-se em duas categorias: caligrafia de caneta e caligrafia de pincel.

REQUISITOS E CONTEÚDO

1. Conteúdo de caligrafia: proverbios e máximas, poemas, citações célebres, textos curtos, etc. É importante manter a integridade semática do trecho selecionado.
  2. Categoria: caligrafia realizada com caneta esferográfica ou com pincel tradicional.
  3. Tamanho do papel: papel A4 (aproximadamente) para a caligrafia feito com caneta esferográfica. Para as obras feitas com pincel tradicional, o tamanho não deve exceder um quarto do papel de arroz, e deve ter no máximo um quarto do tamanho de um papel de arroz.
  4. Quantidade de ideogramas: para a categoria caneta esferegráfica, o número mínimo de caracteres é de 20, e para o pincel tradicional, 10 caractéres.
  5. Estilos: Kaishu, Xingshu, Lüshu, etc.
  6. Formato: horizontal ou vertical. Deve conter texto, assinatura e espaço em branco.
FORMA DE PARTICIPAÇÃO
  1. Os interessados devem entrar em contato com Instituto Confúcio da Unicamp através do e-mail confucio@unicamp.br, confirmando seu interesse e participação neste concurso. Deve conter no e-mail o nome completo, gênero, idade, telefone para contato, e-mail e nome da obra.
  2. Os participantes deverão também apresentar um vídeo no qual mostra o processo de realização da obra, podendo expor a própria compreensão sobre a caligrafia chinesa. O vídeo será disponibilizado no site exclusivo da Radio Internacinal da China. O formato do vídeo deve ser MP4 e não maior que 100Mb, e o conteúdo não deve ultrapassar 5 minutos de duração.

PREMIAÇÃO

1. A comissão organizadora formará uma banca examinadora profissional, a qual selecionará 1 candidato.
  2. Todas as obras serão disponibilizadas no site da CRI e receberão votação dos internautas. Serão premiadas as três obras mais votadas.
  3. Serão premiados também os dois Institutos Confúcio que melhor organizarem as inscrições e a preparação para o evento.

AGENDA DO CONCURSO

26/07 a 31/08 Envio das obras
01/09 a 15/09 Votação on-line
16/09 Classificação do jurado das obras finalistas
21/09 Classificação final
26/09 Entrega os prêmios
28/09 Exibição das obras premiadas na CRICAL

ENTREGA DOS PRÊMIOS

Finalizado o concurso, a comissão organizadora enviará os prémios e presentes para o Instituto Confúcio onde cursam os participantes.

OUTROS

A comissão organizadora não devolverá as obras dos participantes.