Instituto Confúcio na BYD em comemoração do Ano Novo Chinês!

Ontem, dia 05/02, foi o Ano Novo Chinês, o dia mais esperado entre os chineses. A BYD, empresa chinesa em Campinas, preparou uma série de atividades que visam aproximar seus funcionários brasileiros à cultura milenar chinesa, oferecendo oficina de caligrafia chinesa, confecção de dumpling, etc. O Instituto Confúcio na Unicamp, a convite da empresa, realizou uma palestra sobre o Ano Novo Chinês, seus costumes e crenças, bem como apresentou uma dança tradicional chinesa.

Professoras do Instituto Confúcio na Unicamp Xing Yue (esquerda) e Lyu Yingna (direita) apresentaram dança tradicional chinesa e fizeram uma palestra sobre o ano novo chinês, respectivamente, na empresa BYD em 05/02/2019

As professoras Lyu Yingna e Xing Yue foram as responsáveis pelas atividades propostas. Yingna preparou uma apresentação explicando as tradições comemorativas do Ano Novo Chinês, também conhecido como Festival da Primavera, e o que os chineses acreditam com relação a essa data especial. Os funcionários da BYD ficaram maravilhados com a riqueza da cultura chinesa e com os diversos símbolos por trás das práticas típicas dos chineses durante o Festival da Primavera. Por exemplo, os chineses têm o costume de presentar os parentes e amigos com hongbao, isto é, envelope vermelho com dinheiro, desejando fortuna para o ano todo. Além disso, os chineses se vestem de vermelho e colam papéis vermelhos nas janelas e portas para proteção contra má sorte e atração de boas esperanças.

Além disso, a professora também apresentou os 12 animais zodíacos chineses, a saber: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, ovelha, macaco, galo, cachorro e porco. “Esse ano é o ano do porco” explicou Yingna. Acreditam os chineses que porco é símbolo de bondade, generosidade e coragem.

Funcionários da BYD durante a palestra sobre o ano novo chinês

Depois da apresentação, a professora Xing fez uma performance típica chinesa desejando a todos os funcionários um ótimo Ano Novo Chinês, prosperidade e saúde! O Instituto Confúcio na Unicamp também deseja a todos um excelente Ano de Porco! Zhunian Xing Dayun猪年行大运!