Instituto Confúcio na Unicamp é agora um centro oficial de aplicação do teste de proficiência em Mandarim, o HSK.

hsk

O Instituto Confúcio na Unicamp concretizou no último mês de março o contrato com a Hanban para tornar-se um centro credenciado oficial para aplicação do teste de proficiência em língua chinesa. As discussões para implementação do centro de aplicação vem ocorrendo desde antes da inauguração do nosso Instituto, em Abril de 2015, e pouco menos de um ano após a cerimônia de inauguração do Instituto, aplicaremos nossa primeira leva de provas, com  uma dezena estudantes do Instituto que realizarão quatro diferentes níveis de prova, desde o nível um até o nível três e prova oral. Qualquer pessoa pode realizar o teste HSK, essa é uma grande notícia para os estudantes de chinês de Campinas e região, pois anteriormente somente o Instituto Confúcio na Unesp era credenciado para aplicar a prova no nosso estado, o que exigia que os estudantes viajassem até a cidade de São Paulo para faze-lo, na sede administrativa da Unesp.

Nossa primeira data de aplicação será dia 16 de Abril de 2016 e as inscrições já se encerraram, o teste HSK costuma ser oferecido bimestralmente e as novas datas para realização deste serão liberadas no nosso site durante as próximas semanas. Os interessados podem clicar no botão de inscrições de HSK  na nossa página principal e mandar e-mail declarando interesse, além de selecionar o nível desejado.

O HSK

HSK é a sigla oficial do chinês Hanyu Shuiping Kaoshi 汉语水平考试, e a tradução para o português é teste de proficiência em língua chinesa. O HSK nasceu em 1984 na Universidade de língua e cultura de Pequim mas apenas em 1992 tornou-se o teste nacional e oficial de proficiência em Chinês, reconhecido pelo Governo da República Popular da China e amparado pelo ministério da educação chinês. Em 2005 cerca de 120 países no globo já possuíam centros credenciados de aplicação do teste, que se expandiram de maneira impressionante após a criação dos Instituto Confúcio pelo mundo, ainda nessa mesma época o teste já havia sido aplicado mais de 100 milhões de vezes pelo mundo, e a contagem oficial de pessoas que o realizaram gira em torno de 1.9 milhões. O teste se aproxima técnicamente do teste de língua inglesa TOEFL, ele é composto por 2 diferentes tipos sendo que um está dividido em seis níveis e outro em três níveis.

Os níveis do o HSK são:

HSK 1 – 150 palavras (R$30,00)

HSK 2 – 300 palavras (R$70,00)

HSK 3 – 600 palavras (R$120,00)

HSK 4 – 1200 palavras (R$180,00)

HSK 5 – 2500 palavras (R$250,00)

HSK 6 – 5000 palavras (R$350,00)

Esses testes são formados pelos módulos: leitura, escrita e audição.

Existe ainda o HSKK que é a prova oral e etá dividida em três níveis:

HSKK 1, 2 e 3

Para que serve o HSK?

O HSK é aceito por toda e qualquer instituição ou empresa chinesa como comprovante de proficiência na língua chinesa, mas seu principal uso entre os estudantes é como ferramenta para solicitação das bolsas de estudo e intercâmbio da Hanban que permitem que alunos de todos os níveis de Mandarim apliquem para viagens com todos ou quase todos os custos cobertos pelo Instituto Confúcio e pela Hanban, os alunos podem aplicar para viagens de um mês, seis meses, um ano ou mais no caso da pós-graduação.

Os editais de intercâmbio estão disponíveis no site internacional da HANBAN:  english.hanban.org

Os interessados em fazer o teste devem entrar em contato por e-mail, facebook ou telefone do instituto.
As provas, por hora, serão realizadas no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e os pagamentos serão presenciais ou por depósito bancário.