Instituto Confúcio realiza o “Dragon Boat Festival”

Os participantes puderam experimentar o tradicional “zonzi”, prato da culinária chinesa feito especialmente para essa celebração.
Instituto Confúcio realiza o “Dragon Boat Festival”

No dia 22 de junho, o Instituto Confúcio da Unicamp realizou o “Dragon Boat Festival”, uma celebração tradicional do povo chinês. O evento ocorreu na sala do CONSU, no prédio da Reitoria, e teve a participação de alunos, professores e funcionários da universidade.

Os participantes puderam saborear comidas típicas chinesas, como o “zonzi”, um bolinho de arroz recheado e embrulhado numa folha de bananeira. A origem desse costume está relacionada à morte de um antigo poeta e governante chinês, Qü Yuang, que se jogou no rio pelo desgosto de ver sua terra natal ser invadida. Seus conterrâneos, que o admiravam bastante, percorreram o rio em barcos à procura de seu corpo e jogavam na aguá arroz embrulhados em folhas, para que os peixes não se alimentassem do poeta. Desde então, todo ano na China acontece o festival em homenagem ao Qü Yuang, no qual é preparado o “zonzi” e em alguns lugares acontece a famosa corrida de barcos em forma de dragão.

Estiveram presentes na cerimônia o coordenador-geral da Unicamp, Prof. Dr. Alvaro Penteado Crósta, e os diretores do Instituto Confúcio, Profa. Dra. Hongyan Gao e Prof. Dr. Walter Belik, além de outros professores e funcionários colaboradores.