Mais um estudante do IC-Unicamp é premiado no Chinese Bridge 2020

Em 4 de novembro de 2020, a 19ª Competição de Proficiência Chinesa Chinese Bridge para estudantes universitários estrangeiros on-line foi concluída com sucesso. Nosso aluno Erick Miller Frizon Moraes levou o terceiro prêmio como representante da divisão brasileira, ganhando uma bolsa de estudos de mandarim e uma passagem aérea internacional de ida e volta para estudar na China.

Pela primeira vez esta competição foi realizada on-line, dividindo-se em finais globais, breakouts intercontinentais, semifinais globais e finais. Ao todo, 135 concorrentes de 108 países e 117 divisões participaram.

Desde sua decisão de participar como único representante do Brasil, Erick passou a se preparar ativamente para a competição e, depois de uma competição acirrada nas finais globais, entrou para a 19ª edição. Em sua apresentação oral em vídeo, ele se lembrou de como se sente em face de um texto completo em mandarim:

Sinto que estou diante de um enorme desafio. Quando vejo uma página de um artigo chinês, parece uma parede de caracteres diante de mim, mas sempre que reconheço um deles a sensação é de que a parede se desfaz. Eu conheço cada vez mais caracteres chineses, e eles gradualmente se tornam a estrada de um belo novo mundo. Conforme meu estudo de chinês se aprofunda, a estrada se torna cada vez mais longa; quanto mais longe vou, melhor minha experiência de aprendizado.

Na Cloud Arena, em primeiro lugar, o aluno demonstrou suas habilidades no idioma chinês e conhecimentos culturais. Posteriormente, baseado em sua experiência de estágio da BYD no Brasil, pôde apresentar o desenvolvimento da energia solar chinesa e sua posição importante na indústria aeroespacial global. Por último, por fazer parte do primeiro grupo de alunos a aprender chinês no Instituto Confúcio na Unicamp, Erick se referiu ao desenvolvimento do nosso Instituto, nível de ensino e realizações:

Ao longo do caminho, não apenas conheci bons professores como também fiz amigos de todo o mundo. Embora eu não veja o fim dessa estrada, nunca me arrependo de estar indo tão longe.

No futuro, o Instituto Confúcio na Unicamp continuará a promover o ensino de chinês e a ajudar estudantes brasileiros a cruzar as montanhas e os mares através de uma ponte de língua, cultura, amizade e alma.

汉语为桥,天下一家 – O chinês é uma ponte, o mundo, uma família.

非常好,Erick!