O Instituto Confúcio no COTUCA

Nos dias 16 e 17 de janeiro, foram realizadas as matrículas de primeira chamada do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca). O Instituto Confúcio na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), juntamente com a direção do colégio, organizou uma divulgação dos cursos de mandarim que serão ministrados na instituição este ano. João Victor Abreu Oliveira, André Lírio Nunes Santos e Nathan Shen Baldon do Cotuca, que são atualmente alunos de mandarim do Instituto Confúcio, contribuíram na divulgação de forma significativa, fornecendo aos ingressantes e seus pais informações sobre os cursos de mandarim, as atividades desenvolvidas pelo Instituto Confúcio na Unicamp e suas experiência com a língua e cultura do gigante chinês.

“É muito bom fazer aula de mandarim no colégio. [Essas aulas] você não acha em nenhum lugar. Todo mundo se ajuda na sala de aula, as professoras são ótimas! E é importante para nosso currículo profissional também. Tem muitas empresas chinesas se instalando no Brasil, então é bom já aprender uma nova língua além do inglês!”, afirmam esses alunos.

Muitos pais e calouros do Cotuca se interessaram pelos cursos e acreditam na importância de aprender a língua chinesa desde cedo. “Muito interessante essa iniciativa! Hoje em dia já não basta o inglês, né?”, afirma a mãe de uma aluna.

Material didático em exposição na divulgação do Instituto Confúcio no dia da inscrição de alunos do COTUCA

Para esse ano, o Instituto Confúcio na Unicamp ofertará duas turmas do Mandarim Básico – Módulo I, uma turma de Mandarim Básico – Módulo II e uma de Mandarim Básico – Módulo III, todas elas no período diurno. Além disso, ofertará Mandarimf Básico – Módulo I e II no período noturno. As turmas têm limite de vagas de 40 pessoas cada. Os alunos do Cotuca aprendem não só a falar o mandarim, mas também experimentam em sala de aula elementos culturais da China, como por exemplo caligrafia tradicional chinesa, o chá chinês, entre outros.

A divulgação dos alunos e do escritório do Instituto Confúcio na Unicamp foi muito bem-sucedida e acredita-se que os cursos terão as vagas preenchidas.