Segundo Concurso de Caligrafia Chinesa

Para celebrar o terceiro aniversário do Instituto Confúcio na Unicamp, bem como divulgar a beleza da escrita chinesa, o mesmo lança o Segundo Concurso de Caligrafia Chinesa, na modalidade de caneta e de pincel chinês.

Prazo de entrega de obras: 26/03/2018 a 20/04/2018 até às 18h.

Local de entrega: Escritório do Instituto Confúcio

Regras gerais:

1. O participante deverá fazer sua obra em papel com quadrados de suporte para caligrafia chinesa como no exemplo abaixo. O formato, tamanho, e imagens no papel, porém, ficam a critério do(a) participante;

Exemplo de quadrado de suporte de caligrafia chinesa

2. Os interessados podem participar de ambas as modalidades, restringindo-se a uma obra na modalidade caneta esferográfica e uma obra na modalidade pincel chinês;
  3. As obras devem ser assinadas na frente com o nome chinês do ou da proponente e no verso com o nome completo em português, a lápis;
  4. As obras não devem conter conteúdo sexual, racista ou discriminatório de nenhuma forma.

Regras específicas da modalidade caneta:

1. Tema: poesia clássica da Dinastia Tang (no mínimo 20 ideogramas);
  2. Cor da tinta: estritamente preta;
  3. A obra não pode ser feita a lápis, podendo ser caneta tinteiro, esferográfica, etc.

Regras específicas da modalidade pincel chinês (毛笔):

1. Tema: livre, desde que obedecida a regra número 4 das regras gerais;
  2. Cor da tinta: estritamente preta;

Exposição e premiação:

As obras serão expostas em local a ser divulgado posteriormente para votação. Os autores das dez melhores obras serão premiados pelo Instituto Confúcio.