Terceiro Concurso de Caligrafia Chinesa

Para celebrar o quarto aniversário do Instituto Confúcio na Unicamp, bem como divulgar a beleza da escrita chinesa, nós temos o prazer de anunciar o Terceiro Concurso de Caligrafia Chinesa, na modalidade de caneta e de pincel chinês.

Prazo de entrega de obras: 26/03/2019 a 12/04/2019

Local e forma de entrega: Diretamente no escritório do Instituto Confúcio ou para a professora de mandarim na sala de aula.

Regras gerais:

1. Os interessados podem participar de ambas as modalidades, restringindo-se a uma obra na modalidade caneta esferográfica e uma obra na modalidade pincel chinês.

2. As obras devem ser assinadas na frente com o nome chinês do(a) proponente e no verso com o nome completo em português.

3. As obras não devem conter conteúdo sexual, racista ou discriminatório de nenhuma forma.

4. Atenção: a obra que não atender às exigências acima listas não será considerada para avaliação e votação.

Regras específicas da modalidade caneta (硬笔):

1. Tema: poesia clássica ou moderna chinesa (no mínimo 20 ideogramas)
  2. Cor da tinta: estritamente preta
  3. O participante deverá fazer sua obra em papel com quadrados de suporte para caligrafia chinesa como no exemplo abaixo. Esse papel poderá ser retirado no escritório do Instituto Confúcio ou solicitado junto à professora que ministra aula de mandarim na sala de aula.

Exemplo de quadrado de suporte de caligrafia chinesa

1. A obra não pode ser feita a lápis, podendo ser caneta tinteiro, esferográfica, etc.
  2. Atenção: a obra que não atender às exigências acima listas não será considerada para avaliação e votação.

Regras específicas da modalidade pincel chinês (毛笔):

1. Tema: poesia clássica ou moderna chinesa (no mínimo 20 ideogramas)
  2. Cor da tinta: estritamente preta
  3. O participante deverá fazer em papel de arroz, xuanzhi 宣纸, conforme o exemplo abaixo. Esse material poderá ser retirado diretamente no escritório do Instituto Confúcio ou solicitado junto à professora que ministra aula de mandarim na sala de aula.

Exemplo de papel de arroz para modalidade pincel chinês

1. Atenção: a obra que não atender às exigências acima listas não será considerada para avaliação e votação

Exposição e premiação:

As obras serão expostas em local a ser divulgado posteriormente para votação. Os autores das dez melhores obras receberão certificado de reconhecimento do Instituto Confúcio, bem como serão premiados.