Tutorial para inscrição no Confucius Institute Scholarships (CIS)

Para mais informações sobre as bolsas:

Entre no site cis.chinese.cn

Para acessar o edital, clique no botão “申请办法”.

O edital também está disponível em inglês e espanhol. Para trocar de língua, basta clicar na língua desejada.

Para criar uma conta:

Após ler inteiramente o edital, volte à pagina inicial (cis.chinese.cn) e selecione o botão “注册账户Register”.

Clique em ambas as caixas de confirmação para dar continuidade.

Preencha o campo “奖学金项目类别/Scholarship item category” com o campo 孔子学院奖学金 (Bolsas do Instituto Confúcio) e preencha os dados.

BUG: Caso a senha escolhida contenha caracteres especiais (!,@,#,$, etc), ocorrerá um erro dizendo que a senha possui menos de 6 caracteres, independentemente do tamanho da senha. Deve-se, portanto, escolher uma senha apenas com letras minúsculas, maiúsculas e números (e com mais de 6 caracteres).

Quando terminar de preencher, clique em “立即注册/Registered”

Você será encaminhado para a sua homepage. Pode ser que seja necessário fazer log in em sua conta recém-criada para que isso aconteça.

Para se inscrever:

Em sua homepage, selecione o campo “填写申请表 Fill in”. É recomendado o uso do navegador IE para que o formulário possa ser impresso corretamente.

No canto superior esquerdo, no campo “填表说明 Illustrate”, você terá uma prévia do conteúdo do formulário e quais são os documentos necessários. É extremamente importante ler essa parte com atenção. Além dos documentos lá listados, será necessário também um atestado do Instituto Confúcio que mostre o período no qual você foi aluno. Caso tenha feito intercâmbio na China, também são necessários documentos que atestem isso. Após lê-lo, passe para a próxima página em “下一步/Next”.

—–

Na página “其本信息 Basic information”, os campos com asterisco são obrigatórios.

No campo “证件照片/certificate photo”, o que deve ser enviado é a sua foto no seu documento de identificação, ou seja, uma foto de rosto do tipo 3×4. A imagem deverá ser menor que 300KB e ter a extenção JPG,/.GIF/.BMP/.JPEG.

No campo informação de emergência na China, é necessário incluir um campo. Sugerimos colocar as informações da equipe de relações internacionais da BJTU (http://intl.bjtu.edu.cn/english/ywgywm/ywryjs/index.htm).

Na próxima página (“教育背景 Educational background”), é necessário fazer upload de cópia autenticada do diploma (conforme consta no item 3 da seção “illustrate”.

No campo “是否是孔子学院学员/Have you ever studied Chinese in Confucius Institute?”, marque sim, selecione o período de estudos no Instituto Confúcio, e faça upload do atestado que comprove seus estudos no Instituto Confúcio.

 

Na próxima seção, caso tenha feito intercâmbio na China, marque a opção sim, indique o período e faça upload dos documentos necessários.


Preencha a página “工作经历 Work experience”. Ela é bem auto-explicativa.

Em seguida, passe para a próxima seção (“语言能力/ Language ability) e depois para a seção. Selecione seu nível de inglês e mandarim. Em seguida, escolha o último nível dos exames HSK e HSKK feitos, digite sua pontuação e faça upload do documento de comprovação.

Na seção “奖学金申请 Application Category”, selecione as seguintes informações nos seguintes campos:

  • “推荐机构类别/ Type of Recommending Institute”, escolha 孔子学院;
  • “洲/ Continent”, escolha 美洲;
  • “国家/ Country”, escolha 巴西;
  • “推荐机构名称/ Name of Recommending Institute” escolha 坎皮纳斯州立大学孔子学院

 

No próximo campo, escolha o programa de um semestre (“一学期研修生/ One-Semester Study”) ou o programa de um ano (“一学年研修生/One-Academic-Year Study”).

Importante: Caso você tenha feito intercâmbio de seis meses pela Unicamp, você não pode escolher a opção de seis meses, apenas a de um ano.

 

No próximo campo (“申请院校及专业/Institutions and Majors of Preference in China) e selecione a opção “汉语言文学/Chinese Language and Literature”. Quanto à instituição, selecione como primeira opção a 北京交通大学. A segunda opção pode ser uma opção de sua escolha. Não é possível que a primeira e a segunda opção sejam iguais.

Por fim, na página “推荐人 Referee”, é necessário fazer upload da carta de recomendação e preencher os dados com o Instituto Confúcio na Unicamp:

Tel/ fax: 55-19-35214716

Name: Gao Qinxiang (高沁翔)

Tel: 55-19-35210051

Email: confucio@unicamp.br

 

Em “申请陈述 application statement”, você deve escrever uma carta em chinês entre 200 e 800 caracteres explicando o seu background na língua chinesa, plano de estudos e quais os objetivos de sua ida na China.

Uma vez tendo todos os dados preenchidos, basta que enviar um arquivo de imagem de sua assinatura

Basta agora imprimir e enviar o formulário.