Webinar Unicamp – XCMG

Na data de hoje, 15/04/2021, foi realizado o Webinar Unicamp – XCMG entre membros de nossa universidade e da empresa chinesa de maquinário robótico.

Enquanto representantes da Unicamp, participaram docentes da Faculdade de Engenharia Mecânica, Instituto de Economia, Faculdade de Ciência Aplicadas, Grupo de Estudos Brasil-China e membros da Diretoria Executiva de Relações Internacionais e do Instituto Confúcio na Unicamp. Pelo lado da XCMG, tivemos representantes de suas áreas comerciais, de desenvolvimento de projetos, engenheiros e executivos.

Dentre os temas abordados, merecem destaque a possibilidade de novas parcerias entre a Unicamp e a XCMG – tanto para o desenvolvimento de projetos conjuntos quanto para a troca de informações entre docentes, alunos e profissionais da área –, bem como a realização do Desafio X-Creator 2021, promovido pela empresa com vistas a estimular a criatividade no campo da robótica entre alunos e pesquisadores universitários.

Fundada em 1989 e sediada em Xuzhou, na província de Jiangsu, a XCMG é a quinta maior empresa do setor de fabricação de maquinário pesado no mundo, tendo ampliado suas fronteiras de negócios nos últimos anos e estabelecido escritórios e filiais em diversos países, dentre eles o Brasil. Tendo em vista a posição de destaque da Universidade Estadual de Campinas no desenvolvimento de projetos das áreas das ciências exatas e engenharias, estamos certos de que o encontro foi um primeiro passo que em breve permitirá o encontro das principais mentes do setor em ambas as instituições.

O Instituto Confúcio se alegra em ter podido cooperar neste encontro e agradece a presença de todos os participantes!

Àqueles que se interessarem pelo Desafio X-Creator 2021, é possível inscrever-se até dia 20/05/2021 através do portal da competição.