5ª Competição de Caligrafia Chinesa – 2021

A Competição de Caligrafia Chinesa aos alunos do Instituto Confúcio na Unicamp terá nova edição em 2021!

Pelo quinto ano consecutivo, o Instituto Confúcio na Unicamp realiza a Competição de Caligrafia Chinesa, com o objetivo de promover e estimular a leitura, a escrita e a apreciação dos caracteres chineses a seus alunos.

Na última edição (2020) foram recebidos 38 trabalhos, dos quais 10 ficaram em 1º, 2º e 3º lugares mediante votação popular. Neste ano, o procedimento de votação permanece o mesmo, porém haverá mudanças no modelo de envio dos textos. Confira a seguir os detalhes da competição.

Regulamento

Participantes: Todos os alunos do Instituto Confúcio da Universidade Estadual de Campinas. Pedimos que informem seus nomes em português, chinês e título do trabalho.

Conteúdo dos trabalhos: poemas clássicos que expressem um conteúdo positivo, de preferência de estrutura “cinco palavras quatro frases” ou “sete palavras e quatro frases”.  Tais poemas não podem conter nenhuma forma de conteúdo sexual, racista ou outros tipos de conteúdos discriminatórios.

Especificações do trabalho: imprimir o modelo de folha a seguir, o tamanho do papel é A4; se não puder imprimi-lo, o aluno pode desenhar um modelo igual à mão; por favor, não utilize lápis.

Data para envio: de 28 de julho a 31 de agosto de 2021.

Método de envio: As fotos ou o documento digitalizado dos trabalhos devem ser enviados para o professor de sua respectiva turma.

Resultado da seleção: A primeira colocação do concurso incluirá dois nomes; a segunda colocação será composta por três nomes; a terceira colocação por cinco nomes, e a colocação especial de participação aos demais nomes. O júri do concurso enviará todos os trabalhos para as redes sociais, configurará a função de votação e selecionará três dos “melhores trabalhos por seleção popular”.

Todos os participantes, premiados ou não, receberão certificados de participação.
O regulamento completo pode ser visto a seguir:

Modelo

Tendo em vista padronizar a competição e dar destaque à escrita em detrimento a eventuais detalhes artísticos (desenhos, colagens, enfeites, etc.), pedimos que os participantes utilizem a Folha Modelo acima e evitem incluir símbolos e figuras em seus trabalhos. O ideal é que estejam o mais próximo possível da seguinte imagem:

Esperamos que todos os participantes possam aproveitar esta oportunidade para se inspirar no aprendizado e execução dos caracteres chineses! Uma grande oportunidade para aprimorar sua caligrafia.