Board Meeting 2022 – Instituto Confúcio na Unicamp

Na manhã desta quinta-feira (31/03/2022), realizou-se a reunião dos membros do Conselho Diretor do Instituto Confúcio na Unicamp relativa a 2021. Como ocorre anualmente, os membros brasileiros e chineses do Conselho se reuniram para debater e deliberar sobre aspectos pedagógicos, financeiros e de atividades culturais do Instituto. Mais uma vez o encontro aconteceu de modo on-line devido às restrições a viagens internacionais ocasionadas pelo coronavírus. Manhã em Campinas e noite em Pequim, a reunião contou com a presença de membros diretores, observadores e funcionários da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Beijing Jiaotong University (BJTU).

Participantes

Enquanto membros do conselho diretor, pelo lado da BJTU participaram da reunião Wang Jiaqiong, presidente da BJTU, Guan Zhongliang, vice presidente da BJTU, Xia Mingchao, diretor do escritório de relações internacionais da BJTU e Liu Yanqing, diretora da faculdade de educação internacional da BJTU; pelo lado da Unicamp, contamos com a presença de Antônio José de Almeida Meirelles, reitor da Unicamp, Osvaldir Pereira Taranto, diretor executivo de relações internacionais (DERI), Rafael de Brito Dias, assessor da DERI, e do professor Flávio de Oliveira. responsável pelo cursos de mandarim no Instituto de Estudos da Linguagem; representando o Instituto Confúcio na Unicamp, tivemos nossos diretores brasileiro, Bruno de Conti, e chinês, Gao Qinxiang.

Enquanto observadores da reunião, tivemos a presença da coordenadora da DERI para assuntos da Ásia, Angélica Torresin, e dos funcionários do Instituto Confúcio na Unicamp, Ana Iuliano e Diogo Silva.

A agenda da reunião contou com os seguintes pontos e etapas:

• Abertura – boas-vindas dos coordenadores da reunião; fala inicial dos reitores de ambas as universidade, com especial relevo à importância entre suas instituições; foto do grupo.
  • Relatórios – os diretores do Instituto Confúcio apresentaram os relatórios de trabalho e financeiro relativos às atividades desenvolvidas pelo IC na Unicamp em 2021, dando destaque às atividades pedagógicas e culturais e aos aspectos financeiros relativos ao exercício.
  • Parcerias – dentre os tópicos mencionados, vale ressaltar a disponibilização da Casa “Pierre Montouchet” ao Instituto Confúcio em 2021, os intercâmbios estudantis e de pesquisa entre BJTU e Unicamp, a organização de novas visitas de delegações entre as universidades, os projetos editoriais de co-publicação de obras chinesas inéditas no Brasil, e ainda apoio ao GAUST (Global University Alliance for Sustainable Transportation). Neste momento, enquanto representantes da internacionalização de ambas as universidades, tivemos as falas dos professores Xia Mingchao e Osvaldir Taranto.
  • Resumo – os membros do conselho diretor, então, votaram favoravelmente à aprovação dos relatórios apresentados e os diretores executivos de cada instância fizeram suas considerações finais.

Notícia em mandarim

Confira também os artigos sobre a reunião publicados nas páginas de notícias e de internacionalização da BJTU.

O Instituto Confúcio na Unicamp agradece aos membros do conselho diretor e observadores pela realização bem sucedida de mais uma reunião de Board Meeting!