Competições “Meu Coração Chinês” e “As Olimpíadas de Inverno em Meu Coração”

Você também pode ler a notícia original em mandarim.

2021 tem sido um ano extraordinário muito devido à comemoração do 100º aniversário da fundação Partido Comunista da China. Ao longo dos últimos 100 anos, o Partido tem levado o povo chinês a grandes conquistas sociais e políticas quanto à revolução, construção, reforma e abertura, e escrito um glorioso capítulo na história da nação chinesa. Para dar continuidade a estas celebrações, o Instituto Confúcio relembra e propõe novas campanhas e competições!

Meu Coração Chinês

Para comemorar o centenário do aniversário do PCCh e expressar o patriotismo e o amor dos chineses ultramarinos, no primeiro semestre de 2021, 11 organizações, incluindo a Associação de Intercâmbio Cultural de Pequim do Brasil e o Instituto Confúcio na Unicamp, organizaram uma coletânea de obras sobre o tema “Um Século de Prosperidade”. O evento recebeu forte apoio e ajuda do Consulado Geral de São Paulo e do South American Overseas Chinese Newspaper, além de uma resposta positiva de inúmeros chineses no exterior, que participaram com o envio de mais de cem trabalhos de vários tipos recebidos ao longo de um mês.

As obras foram sucessivamente publicadas nas redes sociais da Associação Intercâmbio Cultural de Pequim do Brasil e do Instituto Confúcio na Unicamp e, em 29 de junho de 2021, a coletânea, que incluía peças de poesia, escrita e pintura chinesas, foi publicada no “South American Overseas Chinese News”, com prefácio do Cônsul Geral Chen Peijie (“Prefácio à Exposição”). De modo geral, sua recepção por parte da comunidade chinesa estrangeira no Brasil foi bastante positiva.

As Olimpíadas de Inverno em Meu Coração

Em fevereiro de 2022, Pequim sediará os 24º Jogos Olímpicos de Inverno, que atrairão a atenção mundial, e você pode ajudar as Olimpíadas de Inverno de Pequim! É a aspiração comum às filhas e filhos da China em casa e no exterior!

Para receber a grande abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim e em cooperação à proposta da Federação dos Chineses Retornados de Pequim, a Associação de Intercâmbio Cultural de Pequim do Brasil junto ao Instituto Confúcio na Unicamp darão continuidade à campanha de obras artísticas dos 100 anos do PCCh. Mais uma vez, agora com a nova campanha “As Olimpíadas de Inverno em Meu Coração” e em nova etapa de “Meu Coração Chinês” , convidamos os interessados a enviarem seus trabalhos artísticos tendo em vista celebrar o patriotismo e o amor à ascendente nação chinesa.

Os trabalhos referentes à presente campanha “As Olimpíadas de Inverno em Meu Coração” deverão ser enviados de 01/12/2021 a 28/01/2022.

Novos trabalhos da campanha “Meu Coração Chinês” (relativa ao centenário do Partido) devem ser enviados de 01/12/2021 a 30/03/2022.

As obras enviadas sob ambas as campanhas serão editadas e revisadas conjuntamente e a publicação final está prevista para a véspera do Dia da Imigração Chinesa no Brasil, em agosto de 2022. Consulte o Aviso da Federação de Chineses Retornados do Exterior de Pequim.

Regras para envio de trabalhos

1. A campanha para “Os Jogos Olímpicos de Inverno em Meu Coração” receberá trabalhos em poesia, prosa, reportagem, contos e fotografia em torno do tema dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim. Os trabalhos fotográficos devem ser enviados no formato JPEG e em tamanho de 3M ou mais.
O prazo para submissão é 28 de janeiro de 2022.

2. A campanha “Meu Coração Chinês” cobre uma ampla gama de ensaios e as obras podem ser de poesia, ensaios, memórias narrativas, caligrafia chinesa, fotografia e outros gêneros literários e artísticos.
O prazo para submissão é 30 de março de 2022.

3. Para cada campanha, o mesmo autor pode submeter 1 poema longo com mais de 50 versos, 2 poemas curtos, 1 artigo e 2 trabalhos de caligrafia e fotografia de diferentes temáticas. Os trabalhos de caligrafia e pintura devem seguir os costumes tradicionais. Os trabalhos escritos devem ser compostos em mandarim ou contar com tradução ao chinês. Para todos os tipos de trabalho é necessário indicar o nome do autor sob o título da obra.

4. Envie seu trabalho para o seguinte endereço de e-mail: beijingbaxi@gmail.com

5. Para promover a cultura chinesa e facilitar o bem-estar público patriótico, uma vez recebidos os trabalhos solicitados, eles podem ser publicados e incluídos em jornais e plataformas online após serem revisados ​​pelo conselho editorial. Os direitos autorais pertencem ao autor e ao organizador.

Esperamos que, através de nossos esforços conjuntos, possamos deixar um precioso registro escrito da história dos chineses no Brasil e regalar um precioso presente à grande pátria! Pessoas de todas as esferas de vida e amigos chineses no exterior, emigrados, descendentes e sinófilos, estão convidados a participar ativamente!

Associação de Intercâmbio Cultural Brasil Pequim
Instituto Confúcio na Unicamp