Consulesa Geral da China em São Paulo Visita Instituto Confúcio na Unicamp

Da esq. à dir.: Gao Qinxiang, Bruno de Conti, Angélica Torresin, Osvaldir Taranto e a Cônsul Chen Peijie

No último dia 19 de abril, a Consulesa Geral da China em São Paulo, Chen Peijie, fez uma visita ao escritório do Instituto Confúcio na Unicamp. Junto de sua equipe de assessores, em rápida passagem por Campinas, a Consulesa aceitou o convite de nosso diretor chinês, Prof. Gao Qinxiang, para que viesse à Unicamp conhecer nosso Instituto e conversar sobre as parcerias da Universidade com entidades e instituições chinesas tanto no Brasil como no exterior.

Participantes

Além dos professores chineses e seus funcionários, participaram da reunião com a Consulesa enquanto representante do Instituto Confúcio, o diretor brasileiro, Prof. Bruno de Conti, e o diretor chinês, Prof. Gao Qinxiang; representando o Reitoria da Unicamp e a Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI), tivemos a coordenadora, Angélica Torresin, e o diretor executivo da DERI, Prof. Osvaldir Taranto.

Com os devidos cuidados de proteção contra o Coronavírus, todos se reuniram nas dependências de nosso escritório para discutirem temas de comum interesse.

Tópicos discutidos

A reunião teve início com as boas-vindas de nossos Diretores e apresentações de cada parte. Seguiu-se a apresentação de vídeo institucional da Unicamp e conversa sobre dados, organizados pela DERI, sobre a internacionalização geral da Unicamp e também os respectivos à China e ao Instituto Confúcio, como número de convênios em voga, total de alunos e intercâmbios ao longo dos anos, atividades culturais desenvolvidas, parcerias eventuais e colaterais, bem como prospectos de novas parcerias acadêmicas buscadas pela Universidade.

Em seguida os participantes se dirigiram ao 1º andar da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL) para a inauguração de estantes de livros exclusivamente dedicadas a obras chinesas, organizadas em parceria do Instituto Confúcio com DERI e BCCL. A Consulesa, ao comentar sobre a inauguração, mostrou-se bastante contente pelo espaço de permanente destaque concedido aos livros chineses.

Por fim, todos retornaram ao escritório do Instituto para troca de presentes entre as autoridades e foto oficial da visita.

Agradecimento

O Instituto Confúcio na Unicamp agradece enormemente pela disposição e o interesse da Consulesa Chen Peijie e sua comitiva ao visitarem nossas dependências e instalações. Agradecemos ainda à DERI e à Reitoria pela deferência na atenção ao evento. Entendemos que visitas como a da Consulesa são, muitas vezes, o passo inicial para que novas parcerias e colaborações possam ser concretizadas no futuro. Ficamos felizes por, através de encontros como este, além das outras atividades desenvolvidas, podermos colaborar a com o ensino e a pesquisa na Unicamp.