Desafio de Caligrafia e Pintura 2022 – Chinese Bridge

À medida que a relação entre a China e o Brasil se aproxima, como vemos nos últimos anos, maior é o número de pessoas interessadas em aprender chinês em nosso país. Para promover os interesses dos brasileiros em aprender os caracteres chineses, estudar sua língua e cultura, fazer novas amizades e mostrar suas habilidades artísticas, a Embaixada da China no Brasil planeja sediar em conjunto com os Institutos Confúcio no Brasil o concurso Chinese Bridge 2022 de Proficiência na Língua Chinesa para Estrangeiros em Todo o Mundo – Desafio de Caligrafia e Pintura.

A seguir você pode conferir os detalhes para submissão de seus trabalhos e as regras do concurso.

Organizadores

Essa competição é organizada pela Embaixada da China no Brasil em conjunto com o Instituto Confúcio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e outros Institutos Confúcio pelo país. O júri será composto por membros da Embaixada da China no Brasil, professores, especialistas chineses e brasileiros dos Institutos Confúcio.

Confira o site oficial dos organizadores.

Participantes

  • Todos os entusiastas brasileiros da língua chinesa são bem-vindos
  • Não há limite de idade.
  • O candidato não pode ter naturalidade chinesa.
  • Candidatos menores de idade devem obter o consentimento de seus responsáveis.
  • Os candidatos devem usar seus nomes reais.
  • Os participantes que usarem nomes falsos para fazer inscrições repetidas serão desqualificados.

Conteúdo da competição

Os participantes devem escrever caracteres chineses e/ou pintar figuras chinesas sobre os temas do Festival do Meio Outono e do Festival da Primavera. O conteúdo deve ser festivo e positivo, de modo a expressar valores como verdade, bondade e beleza. A competição é composta de duas partes: caligrafia e pintura.

Regras da competição

1. Regras para caligrafia e pintura:

Serão aceitos trabalhos de caligrafia em chinês simplificado ou tradicional com caneta e/ou pincel. Os estilos de escrita não são limitados. Garanta a precisão, coerência e integridade do seu conteúdo. Se incluir citações de autores, credite ao autor original e anote o nome do artigo. Não há restrições às formas de pintura: pinturas chinesas, pinturas a óleo, aquarelas, guaches, esboços, pinturas acrílicas, gravuras, quadrinhos, pinturas por computador ou outras formas. Os participantes devem respeitar as regras e leis relevantes para evitar disputas sobre direitos autorais e de reputação.

2. Regras para a gravação em vídeo:

Os participantes devem gravar vídeos para mostrar a intenção ou o significado de seus trabalhos de pintura e caligrafia e compartilhar as histórias de seus trabalhos em chinês (preferencialmente) ou em português.

Duração do vídeo: no máximo 5 minutos
Formato de vídeo: formatos convencionais como .mp4, .mov
Resolução de vídeo: 1920*1080 ou superior

Cronograma da Competição

1ª Fase: Festival de Outono

Data limite para submissão: 28 de agosto de 2022

Data da divulgação do resultado: Antes do Festival de Outono

2ª Fase: Festival da Primavera

Data limite para submissão: 18 de dezembro de 2022

Data da divulgação do resultado: final de dezembro de 2022

Premiação

Os prêmios para cada parte (pintura e caligrafia — caneta e pincel) em cada ocasião (Festival de Outono e Festival da Primavera) serão os seguintes:

Primeiro prêmio: 3 colocados
Segundo prêmio: 6 colocados
Terceiro prêmio: 8 colocados

Contato

Por favor, envie a versão eletrônica dos seus trabalhos e um vídeo explicativo para o Instituto Confúcio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para o seguinte endereço electrónico:

chinesebridge.ciufmg@gmail.com

Membros para contato: Jader e Gustavo, telefone: 31-34095134

Envie também a versão original/ física dos seus trabalhos para o seguinte endereço: Av. Antônio Carlos, 6627, Instituto Confúcio, Sala 3063, FALE, UFMG Pampulha CPF: 31270-901 Belo Horizonte, MG, Brasil.

Nota: Os participantes desta competição também devem enviar, conforme exigido pelo Concurso Chinese Bridge, seus trabalhos e vídeos explicativos para o seguinte correio electrônico: chinesebridge@chineseplus.net