Dia Internacional da Língua Chinesa – Juntos por um Futuro Brilhante

Na data de hoje, 20 de abril, é celebrado o Dia Internacional da Língua Chinesa! Em comemoração a este dia especial, o Instituto Confúcio na Unicamp promove os seguintes eventos, que levam por tema Juntos por um Futuro Brilhante.

Exposição de Obras de Caligrafia dos Estudantes

Às 15h00, via Zoom, ocorre a Exposição das Excelentes Obras do Concurso de Escrita de Caracteres Chineses dos Estudantes, evento no qual os docentes do Instituto Confúcio na Unicamp analisarão as obras de caligrafia enviadas por seus alunos para participação no Concurso de Caligrafia promovido por nosso Instituto em 2021.

A seguir, você pode observar as obras que serão comentadas, bem como informações sobre as últimas edições da competição.

Edições de 2020 e 2021

为弘扬中华民族传统文化,激发学生学习汉语的兴趣,培养学生良好的书写习惯,提高学生规范、端正、整洁地书写汉字的能力,我院每年如期举行学生汉字书写比赛,迄今已成功举办五届比赛。
第四届学生汉字书写比赛(2020)采用“书画结合”的方式,学生大多以中国古诗为主,自由创作绘画,书画相映生辉,相得益彰。第五届学生汉字书写比赛(2021)规范了书写格式,学生在我院提供的模板中进行书写,更能全面、集中地反映学生的书写水平。现将第四届和第五届学生汉字书写比赛的优秀作品进行如下展示:// A fim de levar adiante a cultura tradicional da nação chinesa, estimular o interesse dos alunos em aprender a língua, cultivar-lhes bons hábitos de escrita e melhorar sua capacidade de escrita padronizada, correta e organizada, nosso Instituto promove o Concurso de Caligrafia Chinesa para estudantes, conforme programado todos os anos, tendo havido até o momento cinco edições anuais. Para o 4º Concurso de Escrita de Caracteres Chineses para Estudantes (2020), adotou-se o método de “combinar caligrafia e pintura”, e a maioria dos alunos se concentrou principalmente em poemas chineses antigos com a criação de pinturas livres junto à escrita. Caligrafia e pintura se complementaram. Já o 5º Concurso de Escrita de Caracteres Chineses para Estudantes (2021) padronizou o formato de escrita, por meio de uma folha modelo fornecida aos alunos por nosso Instituto. Assim, eles puderam refletir sobre seu nível de escrita de forma mais abrangente e centralizada. Os trabalhos destacados do 4º e 5º Concurso de Escrita de Caracteres Chineses para Estudantes são exibidos a seguir:

Trabalhos de 2020

沐美乐 MELISSA MODENEIS MUNHOZ

笔锋优雅有力,字行间距恰当,布局合理,主次分明。// A pincelada é elegante e poderosa, o espaçamento entre linhas é adequado, o layout é razoável e a prioridade é clara.

韩愈坚 GUILHERME DA COSTA GUATURA

笔力劲挺,挥洒自如,画面简洁且主题突出。// A caneta é forte e livre, a imagem é simples e o tema é proeminente.

孔美瑞 KAREN KAORI KUGA

笔画流畅,字符结构合理,重心平稳,画面明丽。// Os traços são suaves, a estrutura de caracteres é razoável, o centro de gravidade é estável e a imagem é brilhante.

边华娜 BIANCA GIOVANNA DE CASTRO FERNANDES

笔画秀丽,气韵生动,画面清新,主次分明。// Os traços são lindos, o charme é vívido, a imagem é fresca e o primário e o secundário são claros.

韩爱莉 ARIANE TEDESCHI RAMPAZZO

笔画清晰,用笔流畅,字符精巧,天然真趣。// Os traços são claros, o uso da caneta é suave, os caracteres são requintados e é natural e interessante.

Trabalhos de 2021

马曹伦 Marcelo Rudan N. Barbosa

笔下生风,挥洒自如,不拘一格,力透纸背。// A caneta está cheia de vento, balançando livremente, eclética, penetrando o verso no papel.

敖碧眺 Beatriz Aparecida Fontes Andrade

横平竖直,大小一致,笔画清晰,重心平稳。// Horizontal e vertical, o tamanho é consistente, os traços são claros e o centro de gravidade é estável.

张庆谊 Juliana Hou Chan

笔画稳健,风格秀丽,大小一致,清晰整洁。// Os traços são firmes, bonitos em estilo, consistentes em tamanho, claros e arrumados.

沐美乐 Melissa Modeneis

笔画清晰,笔锋稳健,笔酣墨饱,笔扫千军。// Os traços são claros, firmes, o pincel está cheio de tinta e o pincel varre milhares de tropas.

李晴 Aline Jorge Moraes

笔画清晰,横平竖直,大小一致,饱满有力。// Os traços são claros, horizontais e verticais, consistentes em tamanho, cheios e poderosos.

Leitura de poesia

Ainda em comemoração ao dia da língua chinesa, poemas selecionados do livro de Lu Xun Flores Matinais Colhidas ao Entardecer serão lidos por nossos professores e alunos! Fruto de parceria do Instituto Confúcio na Unicamp com a Editora da Unicamp, a obra foi traduzida pela primeira vez ao português por Peggy Yu.

Evento

A análise e comentário dos professores acontecerá na tarde de hoje (quarta-feira, 20/04, às 15h00, via Zoom. Confira a seguir as informações de login.

Zoom: 2022年4月20日 15:00
ID: 81756911535
Passcode: 538310

São todos bem-vindos às celebrações deste importante dia para a língua e cultura chinesas!