Equipe de alunos da FCA/Unicamp é premiada em competição chinesa internacional

Neste mês de abril, a Equipe Torque Baja, composta por alunos da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (Limeira), foi premiada na competição internacional Desafio X-Creator 2021 e ficou entre os top 20 no mundo.

Promovido anualmente pela XCMG, empresa chinesa do ramo de maquinário pesado, a competição propõe aos participantes que elaborem projetos de máquinas urbanas e off road sob temáticas pré-definidas. Em 2021, com o tema “Abrace a Vida com Ciência e Tecnologia”, o desafio foi elaborar um equipamento capaz de atuar no resgate de pessoas em emergências rodoviárias. A Equipe Baja (composta pelos alunos Rebeca, Ricardo, Vitor, Lucas e João Paulo, sob orientação do professor de usinagem dos materiais da FCA, Daniel Iwao Suyama), trabalhou na elaboração do Street’s Wear, veículo controlado à distância e que utiliza mecanismos de limpeza, planificação e pavimentação de caminhos a fim de facilitar a passagem de pessoas e viaturas às regiões de perigo. Julgado nas categorias inovação, valor para o usuário, estética visual, valor prático e precisão de design, o Street’s Wear ficou entre os 20 melhores dos mais 200 projetos enviados por universidades e instituições de todo o mundo, recebendo, por isso, prêmio em dinheiro e certificados de participação.

O Instituto Confúcio na Unicamp se alegra com o desempenho dos participantes e por ter colaborado na comunicação da XCMG com nossa universidade. Em abril de 2021, em parceria com a Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI/Unicamp), organizamos um webinar entre os idealizadores do Desafio X-Creator e docentes de diversas áreas da Unicamp. Este trabalho de networking entre entidades e instituições chinesas e brasileira é um dos propósitos de nosso Instituto e, como vemos no caso do X-Creator, vem dando muitos frutos.

Parabenizamos os membros da Equipe Torque Baja, seu orientador e todos os que colaboraram com a organização do Desafio e a elaboração do projeto premiado.