[row]
[column lg=”4″ md=”12″ sm=”12″ xs=”12″ ]

Reitor Tadeu Jorge e Cao Guoyong, presidente do Conselho Universitário de Beijing Jiaotong University
[/column]
[column lg=”4″ md=”12″ sm=”12″ xs=”12″ ]
[/column]
[column lg=”4″ md=”12″ sm=”12″ xs=”12″ ]
[/column]
[/row]
[row]
[column lg=”4″ md=”12″ sm=”12″ xs=”12″ ]
[/column]
[column lg=”4″ md=”12″ sm=”12″ xs=”12″ ]
[/column]
[/row]
A presidenta Dilma Rousseff recebeu, nesta quinta-feira (17), no Palácio do Planalto, o presidente da República Popular da China, Xi Jinping, para reunião bilateral e assinatura de acordos como parte da visita de Estado do líder chinês ao Brasil. Na ocasião, em que os dois países celebram 40 anos de harmonia e cooperação em 2014, o reitor Tadeu Jorge compareceu ao evento para assinatura do acordo de cooperação entre o Instituto Confúcio e a Unicamp. Na ocasião, ele se encontrou com Xu Lin, diretora executiva do Instituto Confúcio.
Na cerimônia foram firmados outros 32 acordos de várias áreas como cultura, ciência, inovação aeroespacial, TI e satélites meteorológicos, além dos acordos bilaterais, já que a China é, desde 2006, o principal parceiro comercial do Brasil. “Este é um momento marcante para a Unicamp que foi uma das três universidades brasileiras escolhidas para firmar o acordo”, destacou Tadeu Jorge. “Os números da China são extremamente relevantes para o Brasil e inserir a Unicamp e seus alunos nesse cenário certamente trará avanços extraordinários”.
Em Brasília, ainda, Tadeu asssinou convênio com a Beijing Jiaotong University e Cao Guoyong, presidente do Conselho Universitário daquela Universidade, que visa a mobilidade estudantil entre as duas universidades. Beijing Jiaotong University vai , oferecer bolsas integrais para os estudantes da Unicamp estudarem na China. Trata-se de uma universidade muito forte em engenharia ferroviária. O convênio com Beijing Jiaotong University também prevê a ida de professores brasileiros à china, pára colaboração em programa de língua portuguesa. Tadeu Jorge esteve em Brasília com o vice-reitor executivo de Relações Internacionais (Vreri) da Unicamp, Luis Augusto Barbosa Cortez e Yoon Kil Chang, assessor da Vreri.
(Colaborou Peggy Yu)