UPA 2022 – Instituto Confúcio realiza oficinas, apresentações e exposições

No último sábado, dia 27/08, a Universidade Estadual de Campinas realizou a 17ª edição do Unicamp de Portas Abertas (UPA), evento que anualmente recebe estudantes interessados em estudar na Unicamp. Por meio do contato direto com alunos universitários, os visitantes podem conhecer um pouco da estrutura curricular de cada curso, bem como as áreas de pesquisa de cada Instituto.

Após dois anos acontecendo remotamente, o UPA retornou à forma presencial, sendo especialmente marcada pelo grande número de participantes, e o Instituto Confúcio na Unicamp, mais uma vez, participou do evento. Confira a seguir as atividades desenvolvidas por nossos docentes.

Oficinas

No Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), as professoras do Confúcio ofereceram oficinas de corte de papel e de caligrafia chinesa. Ao longo de todo o dia, os alunos chegavam e iniciavam algum trabalho com pincel e tinta ou tesoura e papel de seda, típicos instrumentos de ambas as artes tradicionais chinesas.

Em alguns momentos, a sala de aula chegou a ficar bastante concorrida, mas isto não impediu que os alunos explorassem suas curiosidade e aprendessem os novos conceitos que a cultura chinesa em geral proporciona.

Apresentações e exposições

No 1º andar da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL), os professores chineses realizaram duas apresentações musicais e duas exposições ao longo do dia.

Os instrumentos musicais chineses em destaque foram o guzheng (古筝) e o yangqin (扬琴), que, além das apresentações executadas por nossos professores em dois horários distintos, também puderam ser dedilhados pelos alunos, gerado grande interesse do público. Até o homem aranha participou!

Ainda no 1º piso da BCCL, os alunos puderam observar uma coleção de fotografias que conta um pouco da história de nosso Instituto, bem como um conjunto de 20 trabalhos de caligrafia chinesa produzidos por nossos alunos de mandarim para o já tradicional concurso anual de caligrafia chinesa (edições de 2020 e 2021).

Além das atividades artísticas e culturais desenvolvidas, os visitantes tinham à disposição uma mesa com as revistas do Instituto Confúcio, livros chineses e material informativo sobre o funcionamento de nossas aulas, bolsas e demais programas.

O Instituto Confúcio na Unicamp agradece o grande interesse do público em participar de suas atividades, e também o convite da BCCL para este importante evento que promove a abertura da universidade pública brasileira a toda a comunidade externa.