O Instituto Confúcio na Unicamp, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC), convida seus alunos e a comunidade acadêmica em geral a apreciar a exposição A Milenar Arte Chinesa, de objetos históricos da coleção do professor emérito da Unicamp Rogério de Cerqueira Leite.

expo

Inauguração e Exibição

A exposição será inaugurada em cerimônia solene no dia 04/10/2023, às 16h00, no andar térreo da Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho (BORA/Unicamp) e contará com a participação de autoridades brasileiras e chinesas de nossa Universidade, da Prefeitura Municipal de Campinas, da Embaixada da China no Brasil, bem como de representantes de Institutos e Salas de Aula Confúcio de todo o Brasil.

A visitação estará aberta ao público de 05/10/2023 a 24/11/2023, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00, no andar térreo da BORA, à Rua Sérgio Buarque de Holanda, 441, Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-859.

Coleção e Organização

expo

Com organização geral do Instituto Confúcio na Unicamp e curadoria de seu diretor chinês, Qinxiang Gao, a exposição conta com 93 peças da coleção de obras históricas do professor emérito do Instituto de Física de nossa Universidade e atual presidente do Conselho de Administração do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais), Rogério de Cerqueira Leite. O conjunto vai do período neolítico (6500 a 1700 a.C.) à época da República da China (1912 d.C.), passando por cinco dinastias (Han, Tang, Song, Ming e Qing) e seção dedicada ao Tibete, o que o torna além de historicamente amplo bastante representativo da arte e da cultura milenar chinesa.

Originalmente pensada para o ano de 2020 porém postergada devido à pandemia, a exposição torna-se realidade neste ano de 2023 graças ao financiamento da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) e ao apoio da Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho (BORA), Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI), Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), Instituto de Artes (IA) e Gabinete de Estampas do IA, a quem, nas pessoas de seus diretores e funcionários, o Instituto Confúcio na Unicamp agradece.

Instituto Confúcio na Unicamp
BJTU – Beijing Jiaotong University