Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Estão abertas as inscrições para a etapa nacional do Concurso de Proficiência Chinesa Ponte Chinesa (Chinese Bridge) 2023, Desafio de Caligrafia e Pintura. Neste ano, o tema da competição é “Unindo culturas com caligrafia e pintura”.

Organização da Competição:

Esta competição é patrocinada pela Embaixada da República Popular da China na República Federativa do Brasil, co-organizada por vários Institutos Confúcio no Brasil e patrocinada pelo Instituto Confúcio da UFRGS. Os jurados deste concurso são compostos por funcionários da Embaixada da República Popular da China na República Federativa do Brasil, além de especialistas chineses e brasileiros de diversos Institutos Confúcio no Brasil.

Participantes:

  1. O Desafio de Caligrafia e Pintura é aberto a entusiastas da língua chinesa no Brasil, sem restrição de idade.
  2. Os remetentes devem ser falantes não nativos de chinês e cidadãos não chineses.
  3. Os menores devem obter o consentimento dos pais ou responsáveis para submissão.
  4. As inscrições devem ser feitas usando o nome real do remetente. Pseudônimos ou submissões repetidas sob o mesmo pseudônimo não serão avaliados.

Tema e formato da competição:

O tema desta competição é ” Unindo culturas com caligrafia e pintura”, o que significa compartilhar criações artísticas, apresentar percepções únicas e expressões emocionais do mundo, e usar a caligrafia e a pintura como um elo, cruzando fronteiras nacionais, línguas e culturas para escrevermos juntos um futuro melhor. A competição assume a forma de caligrafia e pintura chinesas.

Requisitos de competição:

  • Requisitos para obras de arte de caligrafia

Ferramentas: Pincéis chineses (de pelo macio, de pelo duro, de pelo misto) ou pincéis com pontas macias.

*Não envie obras de arte criadas com canetas-tinteiro, esferográficas, canetas à base de água ou lápis.

Conteúdo: O conteúdo escrito deve ser positivo e enérgico, abrangendo estilos literários e simples, e deve transmitir emoções positivas. Ao escrever poemas ou artigos, use versões originais e garanta a precisão, coerência e integridade do conteúdo. Inclua o nome do autor original e o título da peça na área de assinatura.

Contagem de palavras: O conteúdo principal deve ter no mínimo 10 caracteres.

Requisitos de tamanho: Sem restrições.

Formato de imagem digital: os formatos aceitos incluem jpg, png , jpeg e outros formatos de imagem convencionais.

Os remetentes devem cumprir as leis e regulamentos relevantes e garantir que o conteúdo escrito não infrinja direitos autorais, direitos de reputação ou cause quaisquer disputas. O remetente será responsável por quaisquer disputas decorrentes do conteúdo ou forma da obra de arte.

  • Requisitos para obras de pintura

As obras de arte para este desafio de caligrafia e pintura não têm limitações quanto à forma ou estilo de expressão.

Ferramentas: Aquarelas, tintas a óleo, esboços, acrílicos, gravuras, pintura digital, pintura digital e outros meios são aceitáveis (exceto criações tridimensionais, como corte de papel, origami e esculturas).

*Por favor, não envie obras de arte criadas por IA (Inteligência Artificial).

Conteúdo: As obras de arte devem ser relevantes para o tema, evocar imaginação ou reflexão profunda e buscar autenticidade, bondade, beleza e transmissão de energia positiva.

Requisitos de tamanho: Sem restrições.

Formato de imagem digital: os formatos aceitos incluem jpg, png , jpeg e outros formatos de imagem convencionais.

Os remetentes devem cumprir as leis e regulamentos relevantes e garantir que o conteúdo da pintura não infrinja direitos autorais, direitos de reputação ou cause quaisquer disputas. O remetente será responsável por quaisquer disputas decorrentes do conteúdo ou forma da obra de arte.

  • Vlog de Caligrafia e Pintura (complemento necessário para inscrição dos trabalhos de caligrafia ou pintura)

Os participantes precisam criar vídeos para mostrar as ideias e significados expressos nos seus trabalhos, e partilhar os significados e histórias por detrás das suas entradas em chinês (de preferência) ou português.

Conteúdo de vídeo: capture o processo de criação de obras de arte de caligrafia e pintura (pode ser acelerado ou editado seletivamente) e compartilhe as intenções e percepções artísticas.

Duração do vídeo: 2-5 minutos.

Formato de vídeo: Os formatos aceitos incluem mp4, mov e outros formatos convencionais.

Resolução de vídeo: 1920*1080 ou superior (orientação paisagem).

Prazo para envio de inscrições: até 24/10.

A avaliação será realizada em novembro de 2023. Após o organizador verificar a veracidade do trabalho original, os resultados da avaliação serão prontamente divulgados.

Prêmios da Competição

Haverá 3 primeiros prêmios, 6 segundos prêmios e 8 terceiros prémios para caligrafia e pintura neste concurso.

Inscrições através do formulário: https://forms.gle/qof7HCFm9ZaWi2CKA

No caso de dúvidas, por favor escreva para: confucio@unicamp.br

Ir para o topo