Nesta sexta-feira (29/09), o Instituto Confúcio na Unicamp celebrou, junto à comunidade acadêmica, o Festival da Lua. Alunos, funcionários e visitantes puderam participar de atividades culturais chinesas no evento que ocorreu na Praça do Ciclo Básico, na Unicamp.

A comemoração contou com oficinas de Caligrafia e Pintura, instrumentos musicais como Yangqin e Guzheng e vestimentas tradicionais chinesas. Todos puderam participar tocando os instrumentos, vestindo as roupas típicas, pintando e escrevendo caracteres, sob orientação dos professores e professoras de nosso Instituto. Por fim, os participantes ganharam Bolinhos da Lua, 月饼 (yuebing), doce tradicional deste festival.

Em 2023, o Festival da Lua acontece exatamente no dia 29 de setembro. Isto porque as festividades chinesas seguem o tradicional calendário lunar, possuindo datas diversas em cada ano. Também conhecido como Festival de Meio do Outono (ou 中秋节 zhongqiu jie, em mandarim), este dia coincide com o equinócio de outono, momento em que a lua está cheia e em seu maior esplendor. É um momento de reunir família e amigos, assim como a comunidade da Unicamp, para compartilhar iguarias típicas e participar de atividades culturais.