Nesta sexta-feira (15/12), a Unicamp recebeu o Cônsul-Geral da China em São Paulo, Yu Peng, assim como o Conselheiro do Consulado Geral da China em São Paulo, Bai Chunhui, o Cônsul-Chefe da Seção Comercial da Embaixada na China no Brasil, Zhang Su, e os Vice-Cônsules Geral da China em São Paulo, Tao Yujie e Zhang Shuang. Eles foram recebidos pelo Reitor da Universidade Estadual de Campinas, Antonio José de Almeida Meirelles, e os diretores do Instituto Confúcio na Unicamp, Gao Qinxiang e Bruno de Conti. Também estavam presentes o Assessor do Gabinete da Reitoria da Unicamp, Marcos Sampaio, o Pró-Reitor de Pesquisa, João Romano, a Pró-Reitora de Pós-graduação, Rachel Meneguello, o Diretor da Diretoria Executiva de Relações Internacionais, Osvaldir Taranto, os Professores do Instituto Confúcio na Unicamp, Li Haoyue e Peng Kaili, o Diretor do Centro de Estudos sobre a China da Unicamp, Tom Dwyer, o Diretor do Instituto de Economia da Unicamp, Celio Hiratuka, o Presidente do Grupo Xamano, Wang Wei, o Vice-Presidente do Grupo Xamano, Liu Shengya, o Diretor da Xamano Biotech, Li Cheng Pin, a CEO da Xamano Energy, Claudia R. Wu, o Presidente da Associação Chinesa de Campinas, Zheng Jiebo, o Diretor Cultural da Associação Chinesa de Campinas, Sun Jia, e o Diretor do CPDI Ibrachina na Unicamp, Tak Chung Wu.

Foto: Joao Marques

O Cônsul-Geral da China em São Paulo, Yu Peng, e sua comitiva visitaram o campus da Universidade Estadual de Campinas e participaram de uma reunião no Salão Nobre do Gabinete da Reitoria. Durante a reunião, discutiram as relações de amizade Brasil-China, assim como o papel da Universidade Estadual de Campinas para a cooperação acadêmica entre os dois países, através do Instituto Confúcio na Unicamp e do Centro de Estudos sobre a China da Unicamp.

Yu Peng e sua comitiva também seguiram para a Câmara Municipal de Campinas, onde participaram da cerimônia de fundação da Frente Parlamentar Campinas-China com o Prefeito de Campinas, Dário Saadi.

Confira a notícia em mandarim, no site da América Latina Hoje (今日拉美).