Após dois dias de intensa competição, o 23º Concurso de Língua Chinesa Chinese Bridge para Estudantes Universitários chegou ao fim no dia 11 de maio, em Brasília.

26 competidores de Institutos Confúcio de 12 universidades e um Confucius Classroom do Brasil participaram da fase final. Com a preparação e ajuda cuidadosas, nosso aluno Arthur Pereira Lima dos Reis ganhou o primeiro prêmio e irá para a China, como o representante da região brasileira, para participar da grande final. Nossos alunos Aline Ayumi Sinzato Ishii e David Afonso Borges dos Santos ganharam o segundo prêmio e terão a oportunidade de ir à China para assistir à competição final.

No discurso principal, intitulado “Um Mundo, Uma Só Família “, Arthur, que cresceu na Amazônia, expressou sua preocupação com os problemas ambientais em sua cidade natal e conclamou as pessoas de todo o mundo a trabalharem juntas para proteger nossa natureza comum. Aline, combinando as culturas brasileira, japonesa e chinesa, disse: “Posso ser tão entusiasmada e otimista quanto brasileiros, tão dedicada quanto japoneses e tão pragmática e inovadora quanto chineses”. David disse que “uma falha é tão boa quanto um quilômetro, a menor diferença leva a um erro enorme. Portanto, vamos nos despedir do ‘Sr. Quase'”. Seus pais e avós também estavam presentes ao concurso para dar apoio.

chinese bridge
(Foto de Arthur recitando e entoando cânticos)
chinese bridge
(Foto de Aline apresentando o “Tai Chi Chuan”)
chinese bridge
(Foto de David apresentando-se)

Em seu discurso de abertura, o Embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, usou as palavras “Um Mundo, Uma Só Família ” e “Harmonia na Diferença” para expor a visão de mundo da cultura tradicional chinesa, e para enviar uma mensagem aos jovens brasileiros. Com as palavras “Esforçar-se pelo Futuro”, ele pediu aos jovens brasileiros que participem ativamente da construção de um novo futuro para as relações sino-brasileiras nesta era. Wang Zhiwei, Conselheiro de Educação, resumiu a competição dizendo que o que vimos nessa competição não são apenas os construtores do mundo futuro, os guardiões das relações China-Brasil, mas também os defensores da paz mundial.

chinese bridge
(Foto do Conselheiro Wang Zhiwei, os principais professores, os participantes e os pais dos alunos)

O Concurso de Língua Chinesa Chinese Bridge para Estudantes Universitários Mundiais tem sido realizado com sucesso por 23 anos consecutivos. Os nossos alunos no Instituto Confúcio na Unicamp, neste concurso, obtiveram resultados surpreendentes. A proficiência geral na língua chinesa melhorou muito em comparação com os anos anteriores, o que é resultado do florescimento e do desenvolvimento próspero do ensino da língua chinesa.