Neste sábado (19), mais de 36 mil pessoas de diferentes regiões do país participaram da UPA – Unicamp Portas Abertas 2023. Mais de 500 escolas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul vieram até a UNICAMP neste dia, para conhecer de perto as faculdades, institutos e espaços da Universidade.

O Instituto Confúcio na UNICAMP preparou uma série de atividades para que os jovens e suas famílias pudessem entrar em contato com a cultura chinesa e conhecer um pouco mais do nosso trabalho na Universidade. Confira mais detalhes do evento!

Nosso professor Guo performou a Dança do Dragão, espetáculo tradicional de celebrações e festivais chineses, como o Ano Novo Chinês. Em parceria com a Shaolin Chan Campinas, tivemos também as apresentações de Dança do Leão e de Kung Fu.

Contamos também com a apresentação musical do nosso diretor chinês, Gao, que tocou o instrumento Yangqin (扬琴). Além disso, os professores do Instituto ministraram duas oficinas: de Corte de Papel e Caligrafia Chinesa. A arte do papel recortado é uma expressão milenar: apenas com papel e tesoura, criam-se desenhos diversificados e únicos. A caligrafia é a tradicional arte de pintar caracteres chineses em diferentes estilos, utilizando pincel e tinta.

A UPA foi uma oportunidade de apresentar aos alunos visitantes um pouco do Instituto Confúcio na UNICAMP, ampliando a troca de saberes e o conhecimento sobre a cultura chinesa no Brasil.