Nesta quarta-feira (04/10), o Instituto Confúcio na Unicamp participou da cerimônia de inauguração da exposição A Milenar Arte Chinesa, realizada na Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho (BORA/Unicamp). O evento teve a participação de nosso diretor chinês Gao Qinxiang e de nosso diretor brasileiro Bruno de Conti, assim como do reitor da Unicamp, Tom Zé, do Cônsul Cultural do Consulado Geral da China em São Paulo, Gabriel Liu, do Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho, além de outras autoridades, diretores e professores.

O evento também contou com apresentações culturais dos professores do Instituto Confúcio na Unicamp: performances de dança chinesa, Dança do Dragão e instrumentos musicais chineses. Após a cerimônia de abertura, os presentes puderam apreciar as peças que compõe a exposição A Milenar Arte Chinesa.

Com organização geral do Instituto Confúcio na Unicamp e curadoria de seu diretor chinês, Qinxiang Gao, a exposição conta com 93 peças da coleção de obras históricas do professor emérito do Instituto de Física de nossa Universidade e atual presidente do Conselho de Administração do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais), Rogério de Cerqueira Leite. O conjunto vai do período neolítico (6500 a 1700 a.C.) à época da República da China (1912 d.C.), passando por cinco dinastias (Han, Tang, Song, Ming e Qing) e seção dedicada ao Tibete, o que o torna além de historicamente amplo bastante representativo da arte e da cultura milenar chinesa.

A exposição torna-se realidade neste ano de 2023 graças ao financiamento da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) e ao apoio da Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho (BORA), Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI), Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), Instituto de Artes (IA) e Gabinete de Estampas do IA.

A visitação está aberta ao público de 05/10/2023 a 24/11/2023, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00, no andar térreo da BORA, à Rua Sérgio Buarque de Holanda, 441, Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-859.