No dia 24 de outubro, terça-feira, às 14h30, será exibido na Casa do Lago da Unicamp o documentário “Da Cor e da Tinta: Em busca de Chang Dai-chien” (Of Color and Ink: Searching for Chang Dai-chien). Esta é uma coprodução EUA-Brasil-China, que revela as jornadas do principal pintor chinês do século XX, Chang Dai-chien (1899-1983), o qual viveu no estado de São Paulo entre as décadas de 1950 e 1970. A obra disputa o Troféu Bandeira Paulista, da Competição Novos Diretores, na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece neste mês na capital.

Capa do filme "Of Color and Ink".

A exibição é aberta ao público e contará com a presença da cineasta sino-americana Weimin Zhang, professora de Cinema da San Francisco State University, nos Estados Unidos. A professora, que dirige o longa-metragem, participará de um bate-papo ao final da sessão, juntamente com um dos produtores e consultor do filme, Guilherme Gorgulho, doutorando em Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH) e jornalista do Instituto de Estudos Avançados (IdEA).

O documentário “Da Cor e da Tinta” mostra que o exílio de trinta anos no Ocidente de Chang Dai-chien, pintor, calígrafo e poeta, foi amplamente mal compreendido e envolto em mistério. O filme explora a busca do artista por um ideal utópico de harmonia e tolerância, num mundo muito distante da China tradicional, a qual deixou para trás em 1949. Transitando da Ásia para as Américas e a Europa, Chang desempenhou um papel fundamental na transmissão da pintura chinesa para o Ocidente. Sendo o primeiro artista chinês a alcançar renome internacional, mesmo após a sua morte suas obras continuam a estabelecer recordes mundiais em leilões de arte.

O filme segue sua jornada de vida incomum, da China pré-comunista à Argentina, dos pampas a um grande jardim chinês em plena Grande São Paulo, percorrendo suas aclamadas exposições em Paris e na Alemanha nas décadas de 1950 e 1960, seus encontros com Pablo Picasso e o surrealista Andre Masson, bem como seus últimos anos na Califórnia e em Taiwan. O prolífico trabalho do pintor combinou estilos tradicionais e modernos de paisagem e retrato, formando uma ponte não só entre o passado e o presente da China, mas também entre as ideias estéticas orientais e ocidentais.

Confira o trailer do filme.

O filme tem 1h40 de duração, com legendas em português. A atividade faz parte da disciplina Introdução à Sociedade e Cultura da China (AM077), mas é aberta ao público da Unicamp e externo. A organização do evento é do Instituto Confúcio da Unicamp.

Da Cor e da Tinta: Em busca de Chang Dai-chien
Produção: Estados Unidos, Brasil e China
Direção: Weimin Zhang
Lançamento: outubro de 2023