De 5 a 26 de julho, 20 alunos do Instituto Confúcio na Unicamp participaram do Summer Camp 2023, programa de intercâmbio de verão na China promovido pelo Center for Language Education and Cooperation do Ministério da Educação chinês e sediado pela Beijing Jiaotong University (BJTU), universidade parceira da Unicamp. Durante os 21 dias, os alunos puderam pôr em prática os seus conhecimentos de mandarim, além de conhecer diversos lugares de relevância histórica e cultural nas cidades de Beijing e Chengdu, descobrir os costumes e a gastronomia locais e assistir a aulas de caligrafia e artes marciais, assim como a uma palestra sobre o panorama da China contemporânea ministrada pela professora Chu Lidong, da Escola de Linguagem e Comunicação.

Palestra “Panorama da China contemporânea”, proferida pela professora Chu Lidong

Além do professor responsável Haoyue Li, que acompanhou o grupo de alunos desde o Brasil, a equipe de organização do programa contou com membros do Departamento de Relações Internacionais da BJTU, professores Heng Fei, Song Yijiao e Liu Huan. Houve ainda o apoio de estudantes voluntários da BJTU, o que proporcionou trocas de experiências e de compreensão amigável entre os jovens chineses e brasileiros.

A programação incluiu visitas a diversos pontos turísticos de relevância histórica, cultural, econômica e política, de modo que os alunos brasileiros puderam ficar completamente imersos tanto na vasta tradição da China antiga quanto na rica realidade multifacetada da China contemporânea.

Entre os pontos turísticos de Beijing, o grupo visitou a Cidade Proibida, a praça Tian’anmen e a rua Qianmen, o Palácio de Verão, A Grande Muralha de Mutianyu, o Parque Olímpico, o templo Yonghe e a Academia Imperial. Já na cidade de Chengdu, os alunos puderam conhecer o museu da civilização Sanxingdui, o templo Wuhou, o monte Qincheng, o santuário de ursos pandas e o museu da culinária da província de Sichuan, entre outros.

Na cerimônia de encerramento do programa, os participantes se organizaram em grupos para apresentar seus aprendizados e experiências pessoais acerca de tópicos como arte chinesa, gastronomia local, lugares históricos e arquitetura urbana, além de demonstrar as habilidades adquiridas nas aulas de artes marciais e caligrafia. Na ocasião, a sra. Bi Fei, vice-diretora do Departamento de Relações Internacionais da BJTU, concedeu os certificados de participação aos 20 estudantes e desejou, em seu discurso, que continuassem a estudar a língua chinesa, buscando sempre aumentar seus conhecimentos acerca da cultura da China a fim de fortalecer a amizade e os laços de cooperação sino-brasileira.

O programa de intercâmbio de verão é promovido anualmente no mês de julho, e esta foi a primeira edição realizada depois da paralização por três anos ocasionada pela pandemia de Covid-19, motivo pelo qual a alegria pelo sucesso do Summer Camp 2023 torna-se ainda maior.

Os interessados em participar de edições futuras do programa deverão ficar atentos às redes sociais e canais de comunicação do Instituto Confúcio na Unicamp para receber notícias sobre inscrições.