Neste domingo, segunda e terça-feira (15, 16 e 17/10), o Instituto Confúcio na Unicamp recebeu uma comitiva da Beijing Jiaotong University. A visita da BJTU à Unicamp faz parte da parceria direta entre as duas universidades, através da qual funciona o Instituto Confúcio na Universidade Estadual de Campinas.

Foto reunião, crédito: João Marques
Reunião do Conselho. Crédito: João Marques

A recepção da comitiva da BJTU contou com uma visita por São Paulo, no domingo, ao escritório do Instituto Confúcio na Unicamp e ao CNPEM em Campinas, na segunda-feira. O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais é um investimento nacional em ciência, no qual se encontra o acelerador de partículas SIRIUS. Após a visita, o almoço teve a participação de autoridades tanto da Unicamp, quanto da BJTU.

Como representantes do Instituto Confúcio na Unicamp, participaram do almoço o Diretor chinês, Gao Qinxiang, o Diretor brasileiro, Bruno de Conti, assim como os Professores Li Haoyu e Peng Kaili, e o Assistente Executivo Diogo Silva. Por parte da Beijing Jiaotong University, compareceram o Presidente da BJTU, Wang Jiaoqing, a Coordenadora de Relações Internacionais, Liu Huan, o Diretor de Recursos Humanos, Zhao Guanyuan, o Diretor da Faculdade de Engenharia Eletrônica e Informação, Ai Bo e o Diretor de Ciência de Sistemas, Yang Lixing. Também estavam presentes o Pró-Reitor de Pesquisa da Unicamp, João Romano, a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Rachel Meneguello, o Diretor do Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável, Mariano Laplane, o Assessor de Relações Internacionais, Alfredo Melo, a Coordenadora de Relações Internacionais para a Ásia, Mayara Morais, o Professor do Colégio Técnico de Campinas, Alan Yamamoto, o Diretor do Centro de Estudos sobre a China, Tom Dwyer, o Professor do Instituto de Estudos da Linguagem, Flavio de Oliveira, e o Secretário de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Pinheiro Machado.

Ainda na segunda-feira, foi realizada a reunião do Conselho, na qual foram discutidos o trabalho do Instituto Confúcio na Unicamp, questões administrativas e planos para 2024. Estavam presentes na reunião do Conselho: os Diretores do Instituto Confúcio na Unicamp, Gao Qinxiang e Bruno de Conti, o Assistente Executivo Diogo Silva, o Presidente da BJTU, Wang Jiaoqing, a Coordenadora de Relações Internacionais, Liu Huan, o Diretor de Recursos Humanos, Zhao Guanyuan, o Diretor da Faculdade de Engenharia Eletrônica e Informação, Ai Bo e o Diretor de Ciência de Sistemas, Yang Lixing, a Vice-Reitora e Controladora Geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, o Assessor de Relações Internacionais, Alfredo Melo, a Coordenadora de Relações Internacionais para a Ásia, Mayara Morais, o Professor do Colégio Técnico de Campinas, Alan Yamamoto, o Diretor do Centro de Estudos sobre a China, Tom Dwyer, o Professor do Instituto de Estudos da Linguagem, Flavio de Oliveira, e o Secretário de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Pinheiro Machado.

Após a reunião, a comitiva e diretores do Instituto seguiram para a Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho, onde visitaram a exposição A Milenar Arte Chinesa, realizada pelo Instituto Confúcio na Unicamp em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC). Em seguida, a comitiva foi recepcionada pelos professores do Instituto Confúcio na Casa Professor Pierre Mountouchet, a qual abriga os docentes chineses que chegam à Universidade. Lá, foram realizadas apresentações musicais e de Dança.

Na terça-feira, a comitiva da BJTU e os diretores do Instituto Confúcio na Unicamp também visitaram a casa do Professor Rogério Cerqueira Leite, cuja coleção de objetos históricos compõe a exposição A Milenar Arte Chinesa. Por fim, a visita se encerrou com um tour pela cidade de Campinas.