De 07 a 17 de março, uma comitiva educacional da Universidade Estadual de Campinas visita a China a convite do Instituto Confúcio na Unicamp e de nossa universidade conveniada em Pequim, a Beijing Jiaotong University. A delegação conta com o reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, além dos diretores do Instituto Confúcio na Unicamp, professor Bruno de Conti e professor Gao Qinxiang, o assistente executivo Diogo Cezar Silva, e outros membros da Universidade.

comitiva
Representantes da delegação educacional brasileira e da Beijing Jiaotong University tiraram fotos no principal laboratório do campus. Foto cortesia da Beijing Jiaotong University.

A comitiva brasileira já visitou diversas instituições de ensino e pesquisa chinesas, incluindo a Beijing Jiaotong University (BJTU), em Pequim, com a qual a Unicamp tem parceria para a atuação do Instituto Confúcio em nossa universidade. Na BJTU, a delegação brasileira reuniu-se com o Reitor Yu Zujun e o Vice-Reitor Guan Zhongliang, para discutir a cooperação entre ambas as partes, além de visitar o Museu de História e o Laboratório Estatal. Este encontro ocorre em um momento especial, pois o ano de 2024 marca o décimo aniversário da construção do projeto do Instituto Confúcio na Unicamp.

Neste ano, também celebramos o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e China. Com esta visita, espera-se que a Unicamp e demais universidades chinesas explorem e aprofundem ainda mais a cooperação em áreas como formação de talentos, pesquisa científica e intercâmbio cultural, além de criar conjuntamente um modelo para a cooperação entre a China e o Brasil no ensino superior.

Após a passagem por Pequim, a comitiva da Unicamp seguirá, no dia 14 de março, para Xangai, onde visitará instituições como o Novo Banco de Desenvolvimento, o Conservatório de Música de Xangai e a Universidade Fudan.

comitiva
Foto cortesia da Beijing Jiaotong University.